viernes, 2 de octubre de 2009

RED BULL AIR RACE - PORTO



A acção veio ao Porto e apoderou-se de mim.




Pulsar no centro para poder ver as imagens de vídeo. Voltar a pulsar para obter imagens de grande formato. Impressionante!!!




Era o terceiro ano consecutivo e não a queria perder, fiz bem, vivi alguns dos momentos mais belos e mais intensos da minha vida.




























O Porto é uma cidade que cativa, ao separar-me dela é quando comecei a sentir a sua falta: coisas da saudade, tão nossas!










A Red Bull Air Race é uma modalidade desportiva recente – uma competição aérea – criada pela Red Bull, onde o desafio é conseguir fazer o percurso o mais rápido possível, desafiando a gravidade. Os melhores pilotos do mundo correm contra o tempo numa disputa homem a homem. Vence aquele que fizer a volta mais perfeita e o melhor tempo. É um desporto de alto desempenho, onde só os melhores pilotos do mundo podem competir.




O piloto mais querido na cidade do Porto é o Peter Besenyei, pelo menos quem tem mais fãs, pelo que pude apreciar ao vivo.








Aqui estão aqueles momentos vividos, passo a passo, para que desfruteis, eu já o fiz, ao fazer as fotografias e ao seleccioná-las para vós.
Estes aviões, ao ser dirigidos por cérebros exemplares, dão este resultados. A uma velocidade que se aproxima aos 370Km/h, a caminho dos 10G numa manobra de viragem, estes pilotos fazem com que se crie um compromisso fiável total entre o homem e a máquina.

Manobrar um avião, mesmo sendo especial, entre pórticos insufláveis, quase a roçar a água, é algo que só está ao alcance de uns privilegiados.
Tive oportunidade de conversar com o Alejandro e com o Peter, ajudado pela minha amiga Carla, e assim conhecer de perto a simplicidade e carisma de dois grandes pilotos : um dos fundadores e uma esperança.

Não ganha o avião mais rápido se o piloto não é o mais ágil em destreza e em como suportar a pressão.

15 pilotos, 15 heróis do campeonato do mundo, ante a mais exigente competição aérea.




Alejandro Maclean é o único piloto espanhol entre os elegidos...







Estamos ante uma máquina quase perfeita, Com uma fuselagem de seis metros e uma envergadura de sete, suporta um peso de quinhentos quilos para o que emprega uma potência de uns trezentos cavalos vapor.









Os obstáculos são: o voo horizontal nos pórticos azuis; o voo em lamina nos pórticos vermelhos e os ziguezague na chicane; tudo adornado com looping, meia cana, subida e caída em picado, caíada de asa, isto nas manobras giratórias, uma na ponte de Dom Luiz e a outra na Ponte da Arrábida. Alguns, como prémio, acabam com uma saída em parafuso, já nas alturas!... Para deleite de muitos e medo em alguns dos espectadores. As manobras incorrectas são penalizadas com tempo, em segundos.






































































As próximas probas vão ser em Barcelona, dias 3 e 4 de Outubro


66 comentarios:

Sara dijo...

Dios mioooooooooooooooooo! que pedazo reportaje.No has parado, te imagino...eres todo actividad. Hay fotazas que me dan vértigo, que impresionantes, y las de los aviones haciendo esas piruetas entre los chirimbolos esos guauuuuuuuuuuuuuu y más guauuuuuuuuuuuuuuuu.
Duarte te dejo un abrazote y ahora voy a recuperarme del ritmo semanal, que en lo que me he embarcado es...muy cansado jajajajaja.

Justine dijo...

Que magníficas fotografias, Duarte. E estiveste num local privilegiado, para conseguires fazer estes planos do Porto e dos voos rasantes! Não duvido que tenha sido muito emicionante. Obrigada pela "cheirinho" do espectáculo e pela informação sobre os "bastidores":))
Um abraço

Duarte dijo...

Sara,
cierto, han sido cinco días muy intensos, pero ha valido la pena.
Sé que no te gustan los aviones, pero aún así estoy convencido que hubieras disfrutado.
Me han dicho que llevas mucha marcha, ya sabes que los excesos no convienen, delega si puedes.
Un fuerte abrazo

Duarte dijo...

Justine,
os aviões estavam no Parque da Cidade, perto de casa. Ali montaram o quartel geral, com hangares, torre de controle, todo um aeródromo!
O nevoeiro não deixava sair. Acabaram por sair mesmo com nevoeiro mas para o interior, foram para o aeródromo da Maia, e aí sim puderam treinar.
No primeiro dia de provas fui para o Jardim do Morro, em Gaia, desde donde pude fazer a maioria das fotografias, um sitio privilegiado: mesmo em frente da Ribeira. Esgotei a capacidade da câmara e regressei a casa. Descarreguei as fotografias no portátil e fui para o parque da cidade; a minha amiga Carla, que vive perto, avisou-me que havia movimento. Foi um acerto pois deu-nos a oportunidade de poder conversar, ainda que brevemente, com Alejandro y com Peter.
No segundo dia decidi ficar em casa para ver as finais na TV. Entretanto chamou-me a Carla para convidar-me par ir ao Palácio de Cristal, que tinha um convite e, obviamente, não pude resistir e fui: voltei a esgotar a capacidade do aparelho fotográfico.
Regressamos a Matosinhos para ver se ainda cheirávamos algo mais mas o único que conseguimos fazer foi saborear uns bons pasteis para repor energias.
Tenho umas seiscentas fotografias deste evento, imagina o que tive que sofrer para eleger somente estas.
Fui muito feliz. Voltei a viver intensamente momentos passados nos que também fui feliz.
Foi uma pena não poder voar!
Recebe todo o meu afecto num beijo

Menina do Rio dijo...

Duarte, meus amigos já haviam me contado sobre este espetáculo, mas vendo assim as imagens, é como se estivesse ai.
Pois quanto a ti, venha, mas antes das Olimpíadas de 2016, teremos a Copa de 2014. Que tal?

Um muito obrigada pelo carinho de sempre e um beijo no teu coração

Duarte dijo...

Verónica,
que sejas feliz sempre, mas sei que estes dois acontecimentos vão contribuir e a potenciar tais vibrações: que assim seja.
Não é má ideia, tudo é possível!
Existe reciprocidade e amabilidades tuas.
Beijinhos

Dois Rios dijo...

Querido Duarte,

Me senti voando nas asas dos seus olhos.

Manobras precisas. Céu de brigadeiro. Imagens que falam. Só me faltou estar na bela cidade do Porto, quiçá ao seu lado. O resto seria puro desfrute.

Beijos, meu querido e doce amigo,
Inês

Duarte dijo...

Inês.
as tuas palavras possuem a metáfora que me sensibiliza, quase musical, já que foi o que sempre sonhei e que só vi realizado parcialmente.
Se estivesses ao meu lado tinhas voado mesmo!... Quem está ao meu lado consegue fazer tudo aquilo que propõe, neste caso seria voar nos meus olhos enquanto eu beijava os teus.
Não tenhas nenhuma dúvida. Passou um feito que não posso contar aqui, mas vais conhecê-lo, então dirás -tinha razão.
Estar ao meu lado é não estar quieto... nunca.
Recebe um forte abraço e todo o meu afecto

tulipa dijo...

OLÁ AMIGO

COMEÇO por dizer:
QUE BELAS IMAGENS!!! escolheu para partilhar connosco. Obrigado.

Já terminou a m/exposição, fui para o Porto na 6ª feira para desmontar tudo, regressei este domingo ao fim do dia e acabei de fazer um POST-agradecimento geral a todos os que estiveram comigo neste momento, uns de uma maneira, outros de outra.
Refiro-me aos que deixaram palavras de incentivo, por isso refiro-me a ti também.

Também falo da minha dor e tristeza, enfim...

Junto 3 imagens, são algumas das que eu fiz no dia da inauguração.

Beijinhos.

Duarte dijo...

Tulipa,
não sabes como lamento não ter podido assistir, depois de estar mês e meio por aqueles lados.
Que pena! Uma boa oportunidade para conhecer-te e falar de fotografia.
Sei que terei outras oportunidades.
Irei ver tudo o que fizeste nesse post.
Recebe todo o meu afecto num forte abraço

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) dijo...

Duarte, meus agradecimentos pela sua passagem ao meu espaço, e sua delicada mensagem. Amúsica, é como a alma, precisar voar em céus aberos, para que acompanhemos o som.

Bela postagem, imagens soberbas, com admiração,
Efigênia

AFRICA EM POESIA dijo...

Duarte
Excelente trabalho as fotos estão lindas
O Porto como fundo é uma beleza
e serve com cuidado os fotógrafos, pois tem sítios que merecem as fotos.

Gostei de te ver no meu Atlier...
passa na minha poesia para um café...




Quanto ao Sporting não perco a Esperança...

há sempre uma luz no fundo do túnel.
beijos

mariam [Maria Martins] dijo...

Duarte,

Grande foto-reportagem! completaste o prometido no post anterior... aqui mostras como são exímios esses 'navegadores' dos ares!
Tal como já referiste antes, adoras a aviação... de certeza que te imaginaste numa dessas máquinas, por isso estas fotos mostram essa emoção :)

um sorriso :)
mariam

São dijo...

Parabéns, amigo meu.

Uma reportagem estupenda. Até porque no domingo fiz um passeio de barco pelo Douro, apreciando Porto e Gaia e me lembrei destas acrobacias...embora nunca as tenha visto ao vivo.

Um forte abraço

Duarte dijo...

Efigênia,
claro que tenho de concordar contigo, a música faz-nos passar a um estado de sensações sem igual.
Agradeço a delicadeza das tuas palavras.
Beijos

Duarte dijo...

AFRICA,
sou um apaixonado pela minha cidade, encontro-a bonita de donde quer que a contemple. Sim, é gentil com quem a pretende cativar.

São muitos anos de dedicação para tão poucas compensações mas sempre verde y branco.

Beijinhos às cores

Duarte dijo...

Mariam,
sim que me conheces bem! Foram imensas as vibrações. imaginei-me em 1964 num Chipmunk, mais bem num T6, bons tempos aqueles!
O meu olhar voou com eles nas asas da imaginação.
Fui feliz.
Abraços e sorrisos :))

Duarte dijo...

São,
por ali andei, entre pontes, já são seis, a contemplar e a fotografar a minha cidade. Vamos a ver quando começo com algo especial que tenho preparado para vós, o que me reteve na Invicta quase até meados de setembro. Já verás!!!

Fica para o ano!

Um grande abraço

Rodolfo N dijo...

Mi polifacético amigo, felicitaciones!!
Cronista ameno, narrador preciso, amante del vértigo y las cosas buenas de la vida.
Un abrazo desde Argentina.

Duarte dijo...

Rodolfo N,
querido amigo, me has conseguido arrancar la sonrisa mas franca, inevitable, fruto de palabras precisas e inteligentes.
Desde la Valencia del Cid el abrazo que me hubiera gustado darte personalmente.

Deusa Odoyá dijo...

Meu amigo.
Excelentes fotos , acrobacias e lugares, amei...
Um vôo de sonhos e realizações.
Beijinhos doces, meu amigo.
Uma semana de muitas realizações e paz.
Aguardo sua visita ao meu cantinho.
Regina coeli.

vieira calado dijo...

Meu caro!

Inventam cada uma!...

Mas é mais que impressionante -

expressionante!

Um forte abraço

Duarte dijo...

Regina,
és um ser encantador.
Claro que vou, como sempre, sinto-me feliz pelos teus redutos.
Beijinhos

Duarte dijo...

Vieira Calado,
No meu tempo da FA tínhamos passarinhos como estes, bom, até voei no aeródromo da Costa Verde numa Tiger; mas estes possuem uma instrumentação que faz seguro o voo, mesmo acrobático.

Um grande abraço

Juani dijo...

IMPRESIONANTEEEEEEEEEEEEEEEE, JEJEJE
DISFRUTASTES COMO UN NIÑO, AL FINAL NO HAS PUESTO LAS 600 FOTOGRAFIAS EH, BUENA ELECCION
SALUDITOS

Duarte dijo...

Juani,
gracias amiga.
El sonido no es el de un MXS-R, ni un EDGE 540, pero ya se escucha algo alusivo.
Como vas muy atareada es posible que no hayas visto el vídeo, te invito a que lo hagas, una pasada! Así podrás apreciar como suenan esas máquinas.
Si, fui muy feliz, fueran días muy intensos.

Un gran abrazo

Juani dijo...

YE CHAVAL CONFORMATE CON LO QUE TE ENCONTRE DE TODAS LAS MANERAS SEGUIRE BUSCANDO, JAJAJAJJA
SALUDITOS

Rosa dos Ventos dijo...

Assim, à distância, assusta-me menos! :-))

Abraço

Duarte dijo...

Juani,
claro que me conformo y lo he agradecido, solamente te he invitado a que miraras el vídeo... Je, Je, Jeeee
Besotes

Duarte dijo...

Rosa dos Ventos,
impressiona, é certo! até impõe, mas é belo...

Abraços

AFRICA EM POESIA dijo...

Duarte

As fotos não são grande coisa pois no interior a maior parte são..."roubadas" pois não deixam tirar...
o lugar onde está o corpo é cheio de encantamento mas...é proibido mesmo fotografar...
um beijinho e acredita que lá Sentes S. Francisco...


Eu Vivi esse momento...


Sei que ele me pegou ao colo...e me levou ao cimo das basílicas...


Vai e vive...
Um beijo

Duarte dijo...

África em Poesia,
fazia referencia ao inéditas que as vi. Gostei.
Estes lugres possuem o dão de fazer-nos sentir, percebo que assim seja.
Um abraço

poetaeusou . . . dijo...

*
Duarte,
,
o Porto
de um "Rio" Grande . . .
,
um abraço,
,
*

Duarte dijo...

Zé,
que alberga até aviões, e aviadores, passados e presentes...

Aquele abraço

L e n a dijo...

Impressionante ! Fantastico !
Não ha palavra justa para dizer como é o como foi, basta so ver as fotos.

E depois ali naquele sitio, fica a ser um espectaculo unico.

Falas da saudade...essa a conheço bém.

Beijinhos Duarte

Duarte dijo...

Lena,
satisfaz-me saber que gostaste.

As fotografias estão colocadas na ordem em que foram obtidas, no que respeita a cada fase.

Como o Douro passa profundo o espectáculo estava servido.

Sei que os nossos sentimentos são paralelos.

Um grande abraço

gaivota dijo...

que bela reportagem, duarte! lindas fotos, excelentes... ai se eu pudesse ir a barcelona dia 3 e 4... além de rever uma das cidadaes mais bonitas que conheço, teria esse espectáculo também...
beijinhos

Duarte dijo...

Gaivota,
tudo é decidir-se e aproveitar para passar por Valência, São duas belas cidades!
Bom, este ano já não é possível, já foram.
Abraços

pepa dijo...

Un espectáculo así es evidente que no se debe perder, lo que lamento es no haber podido estar a tu lado.

Besos

Ana dijo...

Ao tempo que não vinha ver as tuas magníficas reportagens e esta é mais uma para a qual não encontro adjectivos.

A minha ausência prende-se com o estado de saúde do meu marido, cada vez mais débil, após nova cirurgia à coluna.

Ainda não me sinto com forças para retomar as postagens, mas vou tentar recomeçar as visitas aos blogues de que mais gosto.

Muito obrigada pelas palavras que deixaste no "Pedras"!

Beijinho, Duarte.

Duarte dijo...

Pepa,
sé que te robé unos días más a la convivencia, pero era una oportunidad que no debía dejar que pasar, sé que lo has comprendido.
La próxima lo veremos juntos.

Un gran abrazo

Duarte dijo...

Ana,
sabes que te estou seguindo, impaciente.
Não conheço o problema, na sua magnitude, mas a ausência é o reflexo de algo sério. Oxalá as coisas se arranjem para que ambos deixeis de sofrer.
Agradeço a deferência.
Se te posso ser útil conta comigo.
Tenho o pressentimento que tudo aquilo que possa dizer nunca é suficiente para estar à altura daquilo que és.
Recebe topo o meu apoio e um grande abraço

São dijo...

Venho convidar-te a ires até Guimarães, nos meus dois blogues.

Um bom fim de semana, companheiro.

Duarte dijo...

São,
que boa ideia! Claro que sim, estou aqui aborrecido, é feriado e não saí de casa. Gosto imenso de Guimarães, uma cidade que soube conservar o seu burgo, e a Penha um pulmão.
Obrigado, por contar comigo.
Um bom fim de semana e beijinhos

mdsol dijo...

Meu caro Duarte

Contado por ti, isto assume a proporção de uma epopeia... Muito gostas tu desta tua terra... Excelente reportagem. Parabéns mais uma vez.

Abraços

:)))

Duarte dijo...

Mdsol,
obrigado, vindo de ti o sabor é outro...
É certo, sou um apaixonado por tudo que é meu... que faço extensivo aos amigos.

Abraços de emoção

Leonor Varela dijo...

´´´´´´´´´´´´¢7´´´´´´´´´´´¶¶¶¶´´´´´´7$´´´´´´´´
´´´´´´´´´´1¶¶ø¶¶¶¶¶´´´´´¶¶1´¶´´´´´¶¶¶´´´´´´´´
´´´´´´´´´¶¶¢´7´´7¶¶¶´´´¶¶¶´¶1´´´¶¶o´´´´´´´´´´
´´´´´´´´¶¶¶´´´´´´¶¶¶´´1¶¶´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´¶¶¶´´´´´´´¶¶¶´´¶¶ø´¶´´ø¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´
´´´´´´o¶¶¶´´´´´´´¶¶¶´´¶¶o¶´´o¶¶´´´¶¶¢´´´´´´´´
´´´´´´¶¶¶7´´´´´´´¶¶7´ø¶¶ø´´7¶¶7´´ø¶¶´´´´´´´´´
´´´´´´ø¶¶$´´´´´´7¶¶´´¶¶$´´´¶¶¶´´´¶¶¶´´´´´´´´´
´´´´´´7¶¶¶´´´´´1¶¶´´´¶¶¶´´´¶¶¶´´¶¶¶ø´´¶1´´´´´
´´´´´´´¶¶¶¶71o¶¶ø´´´´7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶1´
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
Um passarinho me contou que não existe um dia especial
para sentir uma emoção gostosa.
Mas tem dias que ela é sentida muito mais intensamente.
E hoje é o meu dia de lhe dar "aquele" olá especial.
Um olá luminoso e cheio de esperança para viver...

Obrigado pela visita
Bom domingo
Beijos

Duarte dijo...

Princesa,
olá, estou de acordo que as coisas acontecem quando tem que ser.
Obrigado por esse modo tão especial de dizer olá...

Um grande abraço

tulipa dijo...

HOJE faço uma homenagem à minha sobrinha Tânia do Bookcrossing, falecida em Março passado:

Minha querida, um “grande amigo” recente, também da blogosfera, mas já real, em Abril passado, já depois da tua partida para sempre da minha vida, fez o percurso “Caminhos de Santiago” ( conheceu-te através de mim, do meu sofrimento, da partilha de emoções) e, juntamente com os seus companheiros de caminhada rezaram por ti e fizeram uma oferta pela tua alma, deixando no local um símbolo e umas florzinhas do campo.
LINDO, não é?
Aqui estão duas imagens desse “momento”.
Faço-te homenagem nos meus dois blogues, neste "teu dia".

tulipa dijo...

MAGNÍFICAS

IMAGENS

Obrigado pela partilha!!!

Parece que estou mesmo no Porto a ver a prova.

Duarte dijo...

Tulipa,
lembro-me disso, foi terrível.
Sim, belo, como tudo o que sai da alma...

Beijos

Duarte dijo...

Tulipa,
estiveste uns dias depois, pode que ainda se respirasse no ambiente as emoções vividas...

Abraços

gaivota dijo...

duarte
pois foram... lololololol
só ontem é que dei por "isso" a falar com uns amigos, pais do nosso capitão de hóquei em patins, e dizia eu, "pois já estamos em setembro e ainda está imenso calor..." - "outubro!!!"
ah oh, à moda da praia... nem sei a quantas ando!
mas a propósito, ganhámos ao paço d'arcos por 6-2! foi o 1º jogo da temportada, começámos bem!
talvez vá por aí no fim deste mês, ver um jogo do liceu da coruña vs stick de vigo... se fôr, confirmo!
beijinhos

Duarte dijo...

Aqui continuam os dias transparentes, brilhantes. e o calor não nos deixa. Amanhã é o dia da Hispanidade, na sexta foi o dia da Comunidade Valenciana, muitos dias feriados seguidos.
Parabéns pela vitoria, a seguir assim.
Não te esqueças que moro no Mediterrâneo. Aqui o Hóquei quase não existe, mas na vizinha Catalunha sim, e grandes campeões.
Temos que voltar à primeira linha.
Beijinhos

Carla dijo...

É sempre um acontecimento emocionante e que mobiliza a cidade
beijos e boa semana

Duarte dijo...

Carla,
assim foi, entre emoções e beleza.

Um abraço e uma boa semana

Rodolfo N dijo...

Amigo, mas allá de las estériles e inconducentes disputas acerca del descubrimiento o el aniquilamiento ,saludo en vos a los hermanos de bien que llegaron a estas tierras un 12 de octubre y se integraron conformando la gran hermandad universal .
Un abrazo!

Duarte dijo...

Rodolfo N,
palabras precisas y elocuentes las tuyas, en un día tan señalado como el de hoy. Desde "os Bandeirantes", por lo menos en lo que respecta a la influencia portuguesa, y a los correspondientes por parte Hispana, considero que algo de positivo hubo.
Un gran abrazo de hermandad

Maria Clarinda dijo...

Uau....uma das melhores reportagens que vi sobre este maravilhoso evento...e o som faz o resto. Jhs mil!!!!

Duarte dijo...

Maria Clarinda,
essa foi a minha intenção, transmitir-vos aquilo que senti, se o consegui encantado da vida.

Reconhecido

andorinha dijo...

Fantásticas imagens!!! Conseguiste transmitir a emoção que deves ter sentido! Parabéns, Duarte!
Um beijo com amizade.

Duarte dijo...

Andorinha,
foram momento de tenção e emoção, agora relaxado considero-os gratificantes.
Um grande abraço

María dijo...

Amigo Duarte

Me parecen maravillosas las fotografías que compartes con nosotros, todo un gran, bello y amplio reportaje, he disfrutado mucho con las imágenes.

Te deseo un feliz fin de semana, amigo mío.

Un gran beso.

Duarte dijo...

Amiga María,
vivi días intensos, mas fui feliz.
Cuando se hace algo que agrada a complacencia es doble.
Que seas feliz siempre.
Abrazos

AnaPacheco dijo...

Jesusssssss! Tantas fotossss. Grande evento e grande reportagem ... vou é apresentar queixa por ter perfurado os portões do temporário aeródromo ... os pilotos ao vivo e a cores. Parabéns pela reportagem. O post da breitling tb está muito bom ... só as fotos falam por si ... e pelo autor ;) Já estou em Timor ... calor fantástico e baratas por todo o lado ehehehe

Duarte dijo...

Ana Pacheco,
Que alegria!!!
Fiz mais loopoing que eles para conseguir tudo isto.
Um dia contar-te-ei uma aventura no Palácio de Cristal, ficará para a historia.
Baratas!!! Como em Valência quando o calor aperta.
Desejo que sejas muito feliz, aí, e aqui também...
Um forte abraço