domingo, 12 de diciembre de 2010

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MOREIRA DA MAIA



A ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MOREIRA DA MAIA existe há cerca de 80 anos.




Desde muito pequeno que me senti atraído por estes soldados da paz. As simulações que faziam dum incêndio, na torre de exercícios que existia para tal fim, mantinham-me espectante e faziam com que aguardasse impaciente as festas anuais, na que se faziam diversas actividades.
Foi no edifício social que presenciei pela primeira vez uma obra de teatro. Assim como cinema, com som. E os concursos de baile, sempre acompanhado pela minha avó Arminda, que foi a que me inculcou tudo siso.




Este ano quis recordar de perto todas aquelas vivencias e fui até lá com a câmara fotográfica. Quando me acerquei, um bombeiro perguntou-me se necessitava de algo e contei-lhe as minhas vivências de outrora. Convidou-me a passar, para poder apreciar mais de perto as novas instalações e equipamento. Fui informado com pormenor do bem equipado que está este Corpo de Bombeiros.




Quero expressar, desde aqui, o meu agradecimento ao Senhor Bruno Miguel Oliveira pela gentileza e amabilidade com que fui tratado. Ofereceram-me um livro, alusivo aos setenta e cinco anos da corporação e que me permitiu elaborar este documento.




Esta Associação que conta neste momento com mais 130 bombeiros que, sendo voluntários, é daquelas que mais trabalha com umas 35.000 saídas por ano, servindo o concelho da Maia de 16 freguesias. Sem contar o apoio a outras corporações vizinhas.
A quatro de Janeiro de 1926, em casa do moreirense Albino Vieira Pinto, é quando tudo começa. Mas foi a 6 de Fevereiro de 1926, numa nova reunião, que se aprovaram os estatutos por unanimidade e a criação da denominação que hoje ostenta – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moreira – Maia.




Em Junho de 1929 foi oferecido um terreno no lugar de Pedras Rubras, para edificação do quartel, que não acabou por gerar-se.




Acabando por ser comprados 727m2 por 9.835$00, no lugar da Estação a António Silva Salgueiro, de que se lavra a escritura a 26/08/29.





Seria aqui que se haveria de edificar o primeiro quartel. De seguida surgiu a necessidade de abertura de um poço abastecedor de agua.




Foi a 14 de Setembro de 1930 que se inaugurou o cuartel.




Em Julho de 1986 assistiu-se à inauguração do novo cuartel.




A primeira lista oficial do corpo activo foi a seguinte:
N.º1 Altino Rocha
N.º2 Joaquim António Pereira Maia e Silva
N.º3 Albino José Vieira
N.º4 Bernardino Silva
N.º5 Delfim Maia
N.º6 Albino Lopes da Silva Ramos
N.º7 Manuel Gonçalves da Silva
N.º8 António Martins Ferreira (avô do actual dirigente Luís Oliveira Maia)
N.º9 José Leça
N.º10 Joaquim Gaio
N.º11 Joaquim Vieira Pinto
N.º12 José Ferreira de Barros
N.º13 Manuel Domingos Moreira (que viria a ser o 1.º motorista)
N.º14 Manuel Nogueira
N.º15 João da Silva Júnior
N.º16 Albino da Silva Braga
N.º17 Delfim Dias Vieira
N.º18 Joaquim Dias Vieira




Foram estes os homens por quem sentimos um misto de respeito e muito orgulho, que nos apraz registar aqui como os primeiros voluntários desta Instituição.
Ainda em Outubro assiste-se à eleição que sufragará o Tenente Carlos Moreira para o lugar de 1.º Comandante, tendo recaído à 2.º volta, no Sr. Carlos Gonçalves Júnior o 2.º lugar na hierarquia do Comando.
Nesta fase inicial, como se depreende facilmente, o material da corporação limitava-se a alguns poucos machados, a uma escada de gancho e a uma bomba braçal montada numa carreta.




O meu agradecimento, una vez mais, ao apoio incondicional do meu amigo Eugénio Tavares, incansável na busca constante de documentos fotográficos


BOAS FESTAS - FELICES FIESTAS

84 comentarios:

Unknown dijo...

Olá Duarte
Trago-te um abraço de amizade e o meu respeito por esta homenagem ao nossos soldados da paz.
Desprendidos e sempre activos em todas as frentes dos fogos e outras calamidades que devastam matas e povoações.

Lamento apenas que alguém ande a fomentar guerras entre os voluntários e os municipais.

Para todos envio os meus sinceros votos de um Santo Natal e um novo ano cheio de paz e prosperidade.

Dois Rios dijo...

Querido amigo,

Uma nobre homenagem a uma nobre causa.

Sempre nutri um sentimento muito especial pelos Bombeiros. Mais ainda quando voluntários da paz.

Sensibilizou-me o fato de você ter ido em busca das suas vivências infantis e estou certa de que o brilho do seu olhar foi o que motivou o convite a passar.

Beijos de paz,
I.

Duarte dijo...

Luis,
tudo o que se possa dizer por estas pessoas é pouco. Limitei-me a expor uns quantos factos pata não fazer um texto que se fizesse cansativo, senão diria muito mais... que o meu tio Fernando foi bombeiro e que o meu pai não o foi por um problema de coração.

Sem eles estaríamos muito mais limitados.

Um grande abraço

Duarte dijo...

Inês,
essa sensibilidade tão tua que sempre vai mais além na percepção dos sentires.
Foram dias algo melancólicos que me levaram ao encontro das minhas raízes. Foram vivências muito positivas, felizmente.

Abraços de ternura

Claudinha ੴ dijo...

Caro amigo Duarte! Belíssima homenagem e documentação. Heróis ocultos para nós, se não fizesse este post. Um beijo e parabéns pela sua atitude histórica!
Bj

Duarte dijo...

Claudinha,
a nostalgia dos tempos idos levou-me ao encontro dum passado longe no tempo, mas fresco na memória....
Beijinhos

Sara dijo...

Querido amigo Duarte....estas personas hacen una labor extraordinaria, tenemos que estarles muy agradecidos, y tú les haces un hermoso homenaje desde tu rinconcito.
Ando con muchisimo trabajo que estamos de final de evaluación y estamos a un ritmo desenfrenado, ya hablaré contigo más adelante pero también te deseamos muy felices fiestas aunque este año serán un poco más tristes.
abrazotedecisivo lleno de cariños para ti.

Duarte dijo...

Sara,
mi intensión fue doble, reencontrarme con el pasado y acercarme a quienes luchan por nuestro bienestar silenciosamente: siempre los he admirado.
Estoy al corriente de los hechos y lamento que las cosas hayan llegado a tal extremo. Una de las pegas de pertenecer a una comunidad que ordena y manda sobre nuestros propios intereses. Lo explicas muy bien en tu blog.
Aquí, como hallé, dejo constancia de mi solidaridad con el pueblo minero.

Un gran abrazo de gran amistad, querida amiga

Val Du dijo...

Oi, Duarte.

Que belo post!
Uma homenagem sincera e bonita aos Bombeiros.

Maravilha!

Beijos.

Justine dijo...

São estes os heróis do nosso tempo, Duarte. Símbolos da solidariedade e exemplo a seguir. Grande homenagem lhes dedicaste com o teu post sentido.
Beijo e Boas Festas para ti também!

Duarte dijo...

Lita,
agradeço a tua sincera opinião, querida amiga.

Um grande abraço

Duarte dijo...

Justine,
via-os como heróis, para mim eram uns seres imensos. Ademais o centro social foi o primeiro avanço cultural que sofreu a terra.
Um grande abraço, querida amiga.

São dijo...

Continuas incansável na tua obra de divulgação, admiravelmente.

Adniro imenso a profissão de bombeiro, mas admiro ainda mais quem o faz voluntariamente!

Agradeço e retribuo os votos de festas felizes e excelnte 2011!

Forte abraço.

Branca dijo...

Amigo Duarte,

Que belo documento, sendo tu um amante da tua terra, sempre nos trazes belas e completas reportagens. E é aos Bombeiros Voluntários que devemos muita da nossa segurança e muitos serviços.
Bem-hajam.

Desejo-te igualmente um Santo Natal e Boas Festas.

Beijinhos
Branca

Duarte dijo...

São,
é a linha que segui desde o inicio. Tanto de Portugal como de Espanha. Ultimamente dediquei-me mais á nossa terra, por ter parado mais tempo por aí, regozijando-me com a memória.
Tudo de bom para ti, querida amiga.

Um grande abraço

Duarte dijo...

Branca,
vivi desde muito novo certos movimentos relacionados com o corpo de Bombeiros. Da minha casa ao quartel eram cinco minutos, andando. A sirene avisava aos Bombeiros (um toque prolongado era incêndio, se fosse um acidente, e tivesse de sair a ambulância, o toque era em dois tempos) que apareciam por todos os lados, sobre tudo quando era um incêndio... era um espectáculo vê-los correndo e vestindo-se. Depois saia a viatura com esse grito estridente, da sirene, que abria caminho por onde passava...

Um grande abraço

Sara dijo...

Uma homenagem merecidíssima! São homens e mulheres corajosos e generosos, que oferecem parte do seu tempo e energia ao bem comum. Eu própria sou sócia dos Bombeiros Voluntários de Braga e acho pouco face àquilo que nos dão em troca.

Um abraço de cá, Duarte!

Duarte dijo...

Sara,
as tuas palavras são portadoras de uma excelente mensagem, que me comoveu. Nem todos somos possuidores desse dom. Parabéns

Querida amiga, um grande abraço desde este mar Mediterrâneo que se vai aproximando ao Douro...

Sandra Figueroa dijo...

Joaquin, admiro a los bomberos pero me parece una profesion muy peligrosa, pero comprendo que cada quien es libre de elegir lo que hara en su vida. Un gusto leerte amigo, te dejo un beso a la distancia, cuidate mucho.

Duarte dijo...

Poetiza,
Sandra, concuerdo con lo que expones. De hecho son personas elegidas por cualidades físicas y psíquicas. Por eso les he llamado soldados de la paz...
Besos y mi admiración. Cuidate

poetaeusou . . . dijo...

*
amigo
e continua a divulgação,
de Moreira da Maia,
vou pedir ao Presidente da Junta,
que te proponha ao Presidente,
Eng. Bragança Fernandes a Medalha
de Mérito do Concelho da Maia. !
,
vou passar o Natal a Gulpilhares .
,
uma Quadra Feliz,
num abraço,
,
*

Duarte dijo...

Poetaeusou,
bom amigo Zé, não está demais que, estes seres que tanto dão por nós, alguma vez sejam mencionados pelo que representam.
O primo do meu pai fez muito mais pela terra, ele também era de Moreira, o Professor Vieira de Carvalho.
Vou andar por aí a partir da semana que vem... seria bom que nos víssemos por essas latitudes...

Um grande abraço

María dijo...

Un bonito homenaje a estas personas que dan su vida por los demás, la verdad es que la profesión de bombero es muy arriesgada, conocí a una persona que estaba en esta profesión y murió a causa de un incendio.

Un beso, amigo, y feliz fin de semana.

Duarte dijo...

María,
un tío mío fue Bombero voluntario de esta corporación, con lo que vi y con lo que comentaba han sido argumentos más que suficiente para volver a estos rincones de mi infancia, hoy algo diferentes!

Un gran abrazo y que seas muy feliz

Duarte dijo...

La Gata Coqueta,
María del Carmen, lo importante es que estés bien.
Tú, persona abierta y comunicativa, amiga de los amigos, un ser maravilloso con quien me encanta compartir momento de armonía.
Ahora mismo paso a verte.
Recibe todo mi afecto en un fuerte abrazo

São dijo...

Venho pedir-te o favor de passares na quarta-feira lá no "são".

Uma feliz semana te desejo e aos teus.

Val Du dijo...

Oi, Duarte.

Boas Festa!:)

Beijos.

Silenciosamente ouvindo... dijo...

Os soldados da Paz merecem todas
as homenagens. Ben haja por esta.
Amigo venho desejar-lhe um
FELIZ e SANTO NATAL.
Tudo de bom para 2010.
Um grande beijinho
Irene

Duarte dijo...

São,
claro que sim. Será um grande prazer, estou desejoso de desvendar o que nos vais preparar...

Beijinhos querida amiga

Duarte dijo...

Lita,
o mesmo que desejo para ti.
Um grande abraço

Duarte dijo...

Irene,
também o desejo para ti no 2011.
Boas Festas...

Um grande abraço de boa amizade

AFRICA EM POESIA dijo...

Duarte
Li-te atentamento e só hoje parei para estar um pouco contigo.
Tenho andado ás voltas com a venda do meu livro...E ainda tenho que Caminhar mais um pouco
Sobre o Natal
Eu amo esta época acho o encantamento em casa, com luzes , com o presépio ,com a lareira Com a familia é magia.
Depois...
Tem o lado mau..
O lado da minha poesia em
Poesia de Natal

A minha inquietude porque nunca o mundo que temos vai olhar para as crianças sem pão - Aqui o meu doer...


espero por ti em AVEIRO para conversarmos sobre o NATal
Um beijo
e...aguardei a tradução..


Obrigada

Manuela Freitas dijo...

Olá Duarte,
Boas recordações, amor à «terrinha» e uma sempre oportuna homenagem a uma profissão que eu muito admiro.
Um Feliz Natal e um bom ano!
Grande abraço,
Manuela

rendadebilros dijo...

Boas Festas. Felices Fiestas... Abraço.

São dijo...

Meu amigo, hoje é quarta-feira ...e te espero desde já no "são"

Um bom dia .

São dijo...

Meu querido Duarte, acabei de ter o gosto de te vet no "SÃO".

Mas deves dirigir-te é ao "são", com letra minuscúla, se fazes favor.

E não te percas pelo caminho, sim? rrss

Um abraço.

MagyMay dijo...

Duarte,

A falta de tempo anda a trocar-me as voltas e não estou a ser como quero mas como posso.
Venho só deixar os meus desejos de Feliz Natal para ti e família.
Paz e Amor!

Beijo e Abraço grande de tão grande

L e n a dijo...

Também tenho uma grande admiração para estes homens Duarte...
são os primeiros a chegar seja a um fogo, acidente o outro....
Obrigada pelo este post sobre eles, gostei...

Beijinhos

La Gata Coqueta dijo...

La Nochebuena

El año se está despidiendo
para unos con alegrías
y para otros con melancolías
recordando a los ausentes
que no estarán en este día...
abrazando la Nochebuena.

Habrá mesas que serán vestidas de gala
con suculentas y variadas viandas
disputándose entre ellas
quien va a ser la primera
en ser degustada...

En otras por el contrario
serán las lágrimas sus comensales
quienes vayan abriendo la noche
cubriéndola con palabras
de triste soledad
y contenido aburrimiento...

Pero de un modo u otro
la noche continuará su paso
levantando las copas
para brindar por el pasado
el presente y un futuro
que nos aguarda saturado
de proyectos y anhelos diversos

Entre ellos que haya paz
y amor para tod@s
reinando la comprensión
y el entendimiento
a través del dialogo...

Y el más notable
en este instante...
...felicitarte la Nochebuena
y el nacimiento de Jesús.

La que te estima y escribe...

María del Carmen
22-12-10

Duarte dijo...

Lili,
fico satisfeito por verte por aqui e lamento que o atraso seja devido aos atrasos com o livro. Como já te disse já recebi o meu. Um livro belo em todos os pormenores, uma boa edição e um magnifico conteúdo: beleza no verso.
Claro que sim, vamos ter que nos por de acordo.
Um grande abraço, querida amiga

Duarte dijo...

Manuela,
é essa força indelével, mas constante, que ata às raízes.
Eles vem o merecem.
Um grande abraço, querida amiga

Duarte dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Duarte dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Duarte dijo...

Rendadebilros,
já sabes que é aquilo que quero para ti.
Beijinhos e Boas Festas

Duarte dijo...

São,
Já por lá andei e fiquei tão feliz com o que vi, ouvi e li, que conseguiste emocionar-me.
Um lindo gesto, o teu, que muito agradeço.

Um grande abraço, querida amiga

AFRICA EM POESIA dijo...

Duarte
Ai se eu fosse capaz
um beijo bem grande...

Espero-te

Rodolfo N dijo...

Impecable amigo!
Como siempre tu talento para describir, revivir recuerdos y colorear paisajes tan bellos.

Metomoel atrevimiento de pedirte me permitas publicar tu sentido cantarr que dejaste en mi blog.

Felidades amigo a vos y tus afectos!!

Graça Pereira dijo...

Os soldados da paz merecem todo o meu respeito e admiração! São pequenos (ou grandes) anjos que andam por aí para cuidar do nosso bem estar, á custa (quantas vezes...) da própria vida!
Merecida homenagem.
Beijo amigo e votos de um santo e feliz Natal.
Graça

Ana dijo...

Olá meu caro Amigo!

Passei para te desejar um Feliz Natal com saúde e alegria!
Que o novo ano te traga tudo o que desejas.

Um beijinho

Ana

Cristina Caetano dijo...

Desejos de um Feliz Natal e 2011 cheio de felicidades!

Beijos

Duarte dijo...

MagyMay,
querida amiga, gosto imenso dos teus dizeres. Só lamento que estejas tão ocupada.
Espero que no novo ano consigas eliminar essa carga.
Boas festas para ti e para os teus, e um abraço grande...

Duarte dijo...

Lena,
fico feliz por saber que compartes a minha sensibilidade...
Um grande abraço, querida amiga

Duarte dijo...

María del Carmen,
una vez más has dejado manifiesta tu gran sensibilidad, que expresada en verso adquiere otro tono y grandiosidad. Me ha gustado mucho.
Te deseo lo mejor, que sigas en tu progresión de bienestar y buena salud.
Que en estas Fiestas, y siempre, seas inmensamente feliz, es lo que te desea este amigo que mucho te quiere.
Un gran abrazo pleno de afecto

Duarte dijo...

Lili,
eu sei que es capaz de tudo aquilo que te propões, já me destes provas disso, es uma grande lutadora... incansável!

Beijinhos e até breve

Duarte dijo...

Rodolfo Navarro,
querido amigo, ya sabes que si. Para mi es un honor.

Agradezco tus palabras de elogio, ya sabes que no hago más que expresar lo que siento.

Felicidades amigo.

Un gran abrazo de buena amistad

Duarte dijo...

Graça,
agrada saber que existem seres com a mesma sensibilidade. Algo que intuía ao ler os teus dizeres.
Boas festas, querida amiga

Um grande abraço e a minha amizade

Duarte dijo...

Ana,
querida amiga, fiquei feliz ao detectar a tua presença, desejava saber algo de ti e não sabia como, como transmissão de pensamento apareceste, o que muito agradeço.
Desejo-te o melhor, bem o mereces, oxalá o consigas.
Boas Festas, e recebe todo o meu afecto num grande abraço

Duarte dijo...

Cris,
querida amiga o meu muito obrigado, a tua presença neste espaço significa muito para mim... e mais ainda hoje... recorri os teus espaços esta tarde... devagarinho... saboreei-os... no Majestic.

Boas Festas e um grande abraço

María dijo...

Amigo Duarte:


Te deseo unas felices navidades y que en el año 2011 todos tus deseos se vean cumplidos.

Un beso.

Sandra Figueroa dijo...

Hola amigo Joaquin, paso a desearte una hermosa Navidad en compañía de tu familia. Gracias por estar siempre acompañandome en la distancia. Besos, cuídate.

Sara dijo...

Duarte,
venho deixar-lhe os meus mais sinceros votos de um feliz Natal e um ano de 2011 repleto de alegria, novas descobertas e novas concretizações.
Um abraço!

Duarte dijo...

María,
gracias por tu buenas intensiones, lo mismo te deseo a ti, querida amiga.

Un gran abrazo

Duarte dijo...

Poetiza,
Sandra, querida amiga, sabes que lo hago muy a gusto: me encanta todo lo que escribes y tu actitud es de una gran y buena amiga.
Continuación de buenas fiestas.
Te abrazo con amistad

Duarte dijo...

Sara,
a tua delicadeza e bem fazer fazem com que me sinta feliz, obrigado.
Também para ti umas Boas Festas.
O meu desejo é seguir a senda que tenho marcada, vamos a ver se o consigo. Seguirei a tua rota!
Um grande abraço e a minha amizade

São dijo...

Obrigada pot teres apreciado!

Venho desejar-te um feliz dia de Natal e com melhor tempo do que aqui (chove e está frio) em companhia dos teus e também continuação de alegres festividades.

Um abraço carinhoso, meu bom amigo.

Duarte dijo...

São,
conseguiste surpreender-me e com agrado, isso tem muito mérito, o que muito agradeço.
Junto dos meus sinto-me feliz, como convosco.
Continuação de boas festas.
Um grande abraço de boa amizade

Sandra Figueroa dijo...

Joaquin, gracias por la maravillosa amistad compartida a lo largo de este añoq ue agoniza. Te deseo un Feliz Año Nuevo lleno de bendiciones para ti y tu familia, y que nuestra amistad crezca mas y mas con el paso del tiempo. Te dejo un beso, cuidate mucho Joaquin.

Duarte dijo...

Poetiza,
Sandra, querida amiga, es imposible actuar de otro modo ante un ser tan maravilloso como tu. Renuevo con plena firmeza nuestra amistad y si la progresión es positiva me sentiré complacido.
Feliz 2011, vendrás a Valencia?!
Un fuerte abrazo y cuidate mucho

Branca dijo...

DUArte,

Venho desejar-te continuação de Boas-Festas.
Que o Novo ano te traga muitas alegrias.
Beijos
Branca

La Gata Coqueta dijo...

Suerte

Suerte; haberte encontrado navegando por el mundo oceánico de la blogosfera.
Suerte; haber conocido esta bitácora que hace realidad nuestro punto de encuentro cada semana, compartiendo palabras entrelazadas que forman poesías o experiencias varias...

Suerte; poder estar a tu lado en la recta final del año para despedirlo brindando con premura chin! chin!
Las copas en alto llenas de azucarillos de ilusión, semillas de fantasía, perlas de felicidad, almíbar de sueños y pétalos de esperanza.
Suerte; poder prestarnos las alas para continuar el vuelo el próximo año con las plumas bañadas por el haz del crepúsculo.

Suerte; haberte podio escribir estos párrafos que probablemente los puedas leer antes de la hora bruja, que va estar engalanada con las doce uvas, campanadas de fiesta, serpentinas y matasuegras...
Suerte; haber sentido la necesidad de visitarte para dejarte aromas de los lirios del valle con silabas de armonía y toques de aprecio, hasta el cercano día que volvamos a unir nuestras letras para disfrutar de su contenido...

María del Carmen
26/12/10

Duarte dijo...

Branca,
é o que te desejo a ti, tudo de bom.
Um bom Ano 2011, pleno de felicidade.
Um grande abraço

Duarte dijo...

María del Carmen,
querida amiga, me gustan los lirios y me gustas tu, con esa personalidad que te convierte en un ser sociable, amiga.
Te quiero seguir teniendo cerca, siempre.
Um gran abrazo de buena amistad

Menina do Rio dijo...

Enquanto respiramos, que sejamos agraciados com o aroma de todas as flores e a magia de todos os amores.
Que os nossos pensamentos possam ser de paz em tempos de guerra e de luz na noite densa...
Tudo, mas TUDO de bom pra ti

Duarte dijo...

Menina do Rio,
muito bonito dito assim, só tu possuis o dom de dizer coisas tão lindas. Obrigado.
Abraços

poetaeusou . . . dijo...

*
Amigo
,
que as vagas de 2011,
nos tragam um mar de saúde e
marés de coisas boas (se possível)
,
abraço de amizade,
,
*

Rosa dos Ventos dijo...

Sempre com Portugal no coração!
Boas Festas, Duarte!

Abraço

Eugénio Tavares dijo...

Estimado amigo Duarte, é com grande satisfação que leio este magnifico trabalho sobre os Bombeiros da nossa terra!
Sou sócio desta corporação, pois entendo que todas as pessoas deviam de o ser! Se há instituições que precisam de apoio, os Bombeiros é sem dúvida das mais merecedoras! Ser bombeiro é dos actos mais nobres que o Homem pode exercer em prol da sociedade. Neste mundo cada mais individualista, o bombeiro continua a ser um sinónimo de entreajuda, camaradagem e amor ao próximo!
Um bem-haja para eles e para ti, meu grande amigo.

Eugénio Tavares

AFRICA EM POESIA dijo...

Duarte
Foi bonita a nossa tarde.
é sempre agradável e um prazer estar contigo...

Que 2011 seja o nosso ano
Um beijinho

Duarte dijo...

Poetaeusou,
Excelentes marés para 2011... num bom ANO.

Um grande abraço

Duarte dijo...

Rosa,
SEMPRE, um bom filho tem que sentir-se orgulhoso das suas origens...
Um bom Ano e um forte abraço

Duarte dijo...

Eugénio,
palavras amigas e comprometidas com uma boa causa. Tu, de alguma maneira incentivaste esta dedicação às coisas da nossa terra.
A tua participação ajudou à autenticidade.
Um grande abraço, bom amigo

Duarte dijo...

Lili,
estou convencido de que vai ser assim...
Tu, mulher empreendedora e criativa, quase incansável, não vais parar até que o consigas.
Fui feliz na tua companhia.
Um grande abraço... que ainda sinto...

vieira calado dijo...

Viva!

Como está?

Venho apresentar

os meus votos de

BOM ANO de 2011!

Um forte abraço

Duarte dijo...

José,
estou bem, andei pela terra e com pouco tempo disponível...
Agora, já em casa tento pôr ao dia os quefazeres.

Um bom Ano e um grande abraço