viernes, 15 de febrero de 2019

PORTUGAL DOS PEQUENINOS



O Portugal dos Pequenitos está situado na cidade de Coimbra. Foi inaugurado a 8 de junho de 1940. É um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
É obra do arquiteto Cassiano Branco, e integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto. 
É um parque temático que recorre a história da arquitetura portuguesa com representações a escala. 
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitetónica que, ainda hoje, atrai a crianças, jovens e adultos.



Áreas Temáticas

Portugal Monumental
Espaço ilustrativo dos principais monumentos do país, dando-se maior destaque ao núcleo de Lisboa, situado no centro desta área. Forma este conjunto os monumentos das regiões do Minho, Trás-os-Montes, Douro, Beiras, Ribatejo, Alentejo e Algarve.













A salientar, a réplica da janela do Convento de Cristo em Tomar, obra em cantaria da autoria de Valentim de Azevedo.

Países de Expressão Portuguesa
Representação etnográfica e monumental dos atuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor. Engloba os Países de Expressão Portuguesa. Também os monumentos principais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.












Coimbra
Existe um núcleo dedicado a Coimbra, com a representação dos principais monumentos da cidade, nomeadamente da sua Universidade.


Casas Regionais
Uma excelente representação fidedigna das casas tradicionais de Norte a Sul de Portugal. Devido à escala, reduzida, e às particularidades de cada casa, este é, sem dúvida, o espaço mais atrativo para as crianças.










E foi também ali que colhi esta flor para ti... não podia ser outra...


Horário de Abertura

 

De 01 de janeiro a 28/29 de fevereiro e de 16 de outubro a 31 de dezembro  das 10.00h às 17.00h
De 01 de março a 31 de maio e de 16 de setembro a 15 de outubro das 10.00h às 19.00h
De 01 de junho a 15 de setembro das 09.00h às 20.00h
Bilheteiras encerram 30 minutos antes do fecho
Encerrado no dia 25 de dezembro

20 comentarios:

Rosa dos Ventos dijo...

Os miúdos adoram este espaço.
Já lá estive com os meus netos!

Abraço

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

É um espaço muito agradável, aproveito para desejar um bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Justine dijo...

fizeste-me sorrir com a tua reportagem, amigo, pois fizeste-me recordar as vezes que lá fui com o meu filho pequeno, e como ele se encantava!
Um abraço pelo sorriso e pela rosa :-) :-)

Franziska dijo...

Has vuelto a impresionarme con tu capacidad de trabajo que está muy justificado porque el lugar está lleno de interés por la historia que pretende guardar y por todos los monumetos que alberga. Ha sido un placer poder contemplar la belleza de los edificios y espacios por donde la huella de Portugal quedé marcada para siempre. Esplendido reportaje. Muchas gracias por la rosa. Me la llevo prendida en el alma. Un abrazo.

Maria Rodrigues dijo...

Já não vou lá à tantos anos, ficou uma vontade imensa de voltar.
Excelente reportagem fotográfica e linda rosa.
Boa semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Duarte dijo...

Rosa,
também passei por essas etapas. Primeiro em visita escolar, depois com os meus filhos, mais tarde com os meus netos e agora para matar saudades.
Abraço grande

Graça Pires dijo...

Foi bom passear agora com as suas fotografias pelo Portugal dos Pequenitos. Fui lá algumas vezes com os meus filhos. Eles adoravam. Eu também.
Uma boa semana.
Um beijo.

Duarte dijo...

Francisco,
sempre gostei, mas agora com a miudagem muito mais.
Abraço, para uma boa semana.

Sandra Figueroa dijo...

Siempre es mágico pasar a leerte y caminar por tus fotos hasta perderme con tanta belleza......saludos a la distancia amigo Joaquin

Mariazita dijo...

O Portugal dos Pequeninos é um lugar mágico, especialmente para os pequeninos - a quem ele é dedicado, precisamente.
Fui lá várias vezes quando os meus filhos eram pequenos e depois mais tarde... com os netos. Agora... tenho que esperar que venham bisnetos para os levar lá - se ainda me restarem forças quando isso acontecer 😉

Estou muito grata pela presença na festa de Aniversário do meu “pimpolho”, meu querido amigo. Ele gostou muito de te ver lá… 😘
Obrigada!

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Duarte dijo...

Zé,
com os meus filhos, e depois com os meus netos, passou o mesmo. Entraram em todas as casinhas que puderam, isto sem parar, acabaram exaustos e maravilhados. Eu também.
Sempre que vou a Coimbra é visita obrigada.
Satisfaz-me saber que causou esse efeito.
Um grande abraço

Tais Luso de Carvalho dijo...

Olá, Duarte, mas que lindo o Portugal dos pimpolhos!
Que bom que consegui ver, deve ser uma festa para as crianças e uma recordação inesquecível dos adultos.
Uma ótima continuação de semana!
Beijo, amigo. Ah, obrigada pela linda rosa.

Jaime Portela dijo...

Excelente reportagem fotográfico de um mítico local que é de visita obrigatória.
Caro Duarte, um bom fim de semana.
Abraço.

Duarte dijo...

Franziska,
todo esto en la compañía de los niños se convierte en una visita inolvidable.
Hace bastante tiempo que no iba hasta este bello rincón donde se respira Portugal.
Como siempre, lo he pasado muy bien y las fotos fueron cayendo...
Una bella rosa para una dama que la tiene bien merecida.
Besitos, amiga mía.

Duarte dijo...

Maria,
volta, vais gostar. Não mudou muito, mas continua muito bem cuidado.
Um sitio que não só agrada a pequenos!
Beijinhos

Duarte dijo...

Graça,
coincidimos, fui feliz nas minhas visitas a este espaço cultural tão interessante.
Feliz Domingo.
Beijinhos

Duarte dijo...

Sandra,
me alegra que me sigas y que te dejes seducir por mi arte de fotografiar.
Me alegra saber que sigues bien
Abrazos de vida y cuídate mucho

Duarte dijo...

Mariazita,
sempre estarei por lá. Gosto daquilo que fazes.
Sou da tua opinião sobre o Portugal dos pequeninos, pois atrai a TODOS.
Um grande abraço, querida amiga

Duarte dijo...

Tais,
assim é, antes os meus filhos e depois os meus netos, não pararam nem um momento, acabaram exaustos, mas felizes: eu também.
Continua a desfrutar duma boa semana.
Quanto à rosa está bem merecida,
Abraços de vida, querida amiga.

Duarte dijo...

Jaime,
obrigado Jaime. É um daqueles sitios que não me canso de visitar: voltarei!
Um grande abraço, para um excelente fim de semana