jueves, 30 de abril de 2020

LA SÁBANA SANTA DE TURÍN



La Síndone es un lienzo de lino que se encontra conservado en la Catedral de Turín, con manchas de sangre y la doble imagen. El proceso de formación aún no ha sido determinado, se trata de un hombre que ha sido flagelado y crucificado. No faltan voces críticas, pero numerosos estudios científicos indican que podría tratarse de la tela en la cual fue envuelto el cuerpo de Jesús tras su muerte en la cruz.



Empezaré por enseñaros la capilla del Palacio Real donde inicialmente se encontraba la Sábana Santa, trasladada a la catedral después del incendio. 






Ahora pasaremos a la Catedral donde está actualmente la Sábana Santa. 
















22 comentarios:

Sandra Figueroa dijo...

Joaquin, que lindo es pasear por tus fotos. Gracias por el envío al mail. Un bello recuerdo que me ami me alegra que lo conserves, de tu viaje a mi Monterrey hoy lleno de virus pero siempre adelante en guerra con ese bicho, aqui estamos en casa desde Marzo hasta ultimo de Mayo, pero parece que seguiremos así hasta Agosto según cuentan. No sabes como me emociona que no lo olvides. Gracias mi fiel amigo Joaquin. Cuídate mucho.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Já tive o prazer de aqui ter estado à uns quantos anos atrás. Gostei de ver e recordar.
Um abraço e tenha um bom 1º de Maio.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Elvira Carvalho dijo...

Bom dia Joaquim.
Adorei este seu post. Conhecia a história do Sudário. Tenho dois livros das Selecções que falam nele. Mas nunca tinha visto fotos assim e nunca fui a Itália, por isso estas imagens são preciosas.
Abraço e feliz dia 1º de Maio.
Cuidem-se amigo.

À margem: A turma costuma ir ao Sexta? Pergunto por causa do que deixou escrito no post de ontem.

Justine dijo...

Um passeio por assuntos polémicos mas muito interessantes.
Abraços e bom Dia do Trabalhador!

Arthur Claro dijo...

Muito lindo este post, o Santo Sudário é um dos objetos que eu gostaria de ver de perto. Parabéns pelo post.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Duarte dijo...

Sandra,
lo que mucho me alegra, querida amiga.
Monterrey, inolvidable! Aquellos cerros! Las universidades, la gente amable y el buen comer.
besitos y cuídate mucho

Duarte dijo...

Francisco,
fico feliz com isso. Para nós foi uma decepção não poder ver o que suponhamos vamos observar.
Feliz Domingo com um forte abraço

Maria Rodrigues dijo...

Excelente reportagem fotográfica.
Fique bem, beijinhos

Duarte dijo...

Elvira,
tinha lido varios tratados, incluido o de J.J.Benitez, mas não conhecia de pero esta situação. Estive lá, mas o que mais me interessava não a pude ver. Fotos sim, até negativos fotográficos, mas não há nada que substitua um original.
Boa semana.
Abraços de vida e cuida-te muito.

manuela barroso dijo...

Não sei se pela solenidade de fotografias tão austeras , quer pela luz , quer pelo “ peso” na enorme importância desta catedral, sente- se algo que nos “ esmaga “ pelo que este lugar encerra e guardará.
Uma reportagem fantástica como de uma arte com pormenores fantásticos.
Abrazo de vida, querido amigo 🌿

Mariazita dijo...

Estive em Itália há uns anos, foi uma viagem inolvidável!
Eram tempos muito bons, esses, em que me fartava de passear com o meu saudoso marido. Agora... restam-me as lembranças, e as fotos, para ajudar a recordar.
Parabéns pela excelente reportagem.

Cuida-te, meu querido amigo!

Feliz Terça-feira e uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Duarte dijo...

Zé,
estive, mas não vi nada que me convencesse. O tema do incêndio está bem latente pelos vestigios deixados.
O livro de JJ Benitez deu-me muita informação, mas quando cheguei ali não pude comprovar nada mais além de fotografias e um sitio hermeticamente fechado.
Continuação de boa semana.
Abraços de vida, querida amiga.

Duarte dijo...

Arthur,
É difícil, não o vimos, não fomos mais além de ver a urna onde está guardado.
Obrigado, aqui estarei esperando-te.
Saudações.

Everdina Kleeb- van Dongen dijo...

El libro de Vazquez Figueroa lo había leido porque es un tema sumamente interesante.Hay muchos comentarios de grandes historiadores que dan por cierto esta sábana y su providencia. Lo que pasó dos mil años atrás es muy difícil de averiguar, pero parece que las pruebas que hicieron del tejido era exactamente de esta época. Lo mismo nos pasa con el Santa Cáliz de nuestra catedral,
que parece bastante verosímil pero nunca se sabe la autentica verdad.
Espero que todos están bien y pronto saldremos desde este virus si hay vacunas, yo ya tengo ganas de poder ir a Castellón.
Muchos cariñosos abrazos, tu amiga Diny.

Duarte dijo...


Blogger vieira calado dijo...
Olá, meu caro!

Na verdade, a Itália tem um naipe de coisas dessas,

que são únicas!

Um grande abraço para ti!

6 de mayo de 2020, 18:23

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
obrigado amiga, isso ajuda a melhorar.
Abraços de vida

Duarte dijo...

Manuela Barroso,
a catedral não é sumptuosa, mas tem altares de enorme beleza. E, ante tudo, alberga esse tesouro, que não se deixa ver, e como expressei por aí sempre me intrigou.
Obrigadinho pela vinda até cá.
Abraços de vida, querida amiga.

Duarte dijo...

Mariazita,
amiga, recordar é viver, pode dar tristeza mas também estimula.
Obrigado, é uma arte que me apaixona.
Cuida-te também.
Beijinhos e um forte abraço

Tais Luso de Carvalho dijo...

Olá, amigo Duarte, mesmo sendo um assunto polêmico, não deixa de ser uma postagem rica, maravilhosa. Quisera eu ver de perto o que você mostrou, gostaria de ver o Santo Sudário. Tudo muito emocionante para quem está tão longe.
beijo, uma boa semana!
Cuide-se.

Consegui, não sei como, entrar no seu blog pelo meu computador. Salve!!! Só conseguia pelo celular.

Duarte dijo...

Diny,
así es, de este viaje ha sido lo único que no pude apreciar como sería de mi agrado.
También he leído el libro de Vazquez Figueroa y me ha gustado mucho.
Ya te queda menos, imagino las ganas que tienes de abrazar a tu nieta y a tu hermoso biznieto.
Beijinhos, querida amiga

Duarte dijo...

Vieira Calado,
un País que sabe cuidar e divulgar o seu Patrimonio.
Obrigado amigo com um grande abraço

Duarte dijo...

Tais,
o mesmo me passou a mim, pois essa era a intenção, mas só se pode ver de anos em anos, em momentos breves.
Bom, ficaram os registos históricos e com isso tive que contentar-me.
Bom fim de semana com um grande abraço.