sábado, 31 de octubre de 2020

VALENÇA DO MINHO


 Para descubrir uno de los auténticos sabores de la región del Minho tenemos que acercarnos a Valença do Minho, allí junto a la frontera con España.


Es una ciudad con fortaleza situada estratégicamente en el alto del río Minho, junto a la frontera con España, constituyendo una de las tierras más verdes y fértiles de esta región del Norte de Portugal.






Hay montado un gran negocio para adquirir mantelerías, juegos de camas, toallas, cafés y vinos de la región. También restaurantes e cafeterías. Después del cierre de los comercios reina un apacible aire de tranquilidad, siendo entonces el momento idóneo pasear por sus calles adoquinadas y descubrir sus monumentos.




Funcionó como primera línea de defensa contra los ataques del país vecino. Buena prueba de ello son las dos plazas fuertes, repletas de baluartes de defensa, atalayas y gigantescas puertas, unidas por un puente que salva el ancho foso, que conforman el casco antiguo. 



El núcleo urbano situado en el interior del recinto amurallado resulta fascinante. Así como los alrededores del mismo. 

En la parte norte de la fortaleza se conserva un baluarte original de la época de Afonso III y alberga algunos lugares interesantes, tales como la Casa da Eria, con una hermosa ventana manuelina; y una capilla muy bonita.























29 comentarios:

Sandra Figueroa dijo...

Que hermoso es venir a visitarte, siempre en tan lindas fotos me pierdo en imaginación y ahí perdida admirando la belleza del lugar te mando mis saludos. Cuídate mucho amigo Joaquin.

Rosa dos Ventos dijo...

Saudades de lá voltar!
Obrigada pelas imagens!

Abraço

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Belas fotografias de Valença uma terra muito simpática.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Justine dijo...

O teu passeio fotográfico fez-me muito bem, pois é uma cidade linda que eu não visito há anos!
E as tuas fotografias demonstram amor por Valença, tu vacenciano do outro lado da fronteira:-) -:) -:)
Abraços

Elvira Carvalho dijo...

Gostei de recordar um sítio por onde andei no início do século.
As suas fotos muito bonitas e com o selo que qualidade que é sua marca.
Abraço e saúde.
Bom domingo

Duarte dijo...

Sandra,
gracias, amiga, por tu sensibilidad, así me he quedado yo ante tu Monterrey: qué maravilla!
Abrazos de vida y cuídate mucho.

Silenciosamente ouvindo... dijo...

Mais uma bela reportagem do amigo,
que se torna num apelo a visitar,
mas o covid, é responsável por
termos que estar em casa.
Amigo desejo que estejam bem.
Um abraço.

Irene Alves

Dia dijo...

Amigo Duarte!
Agradeço esta forma maravilhosa de fazer recordar os meus passeios com os meus filhos… há muitos anos atrás quando eles me acompanhavam…
Nada sabia de Valença, e, quando entramos por aquelas muralhas, ficamos fascinados.
Agora ainda fiquei com mais vontade de lá voltar.
Um abraço e muita saúde.

Duarte dijo...

Rosa,
volta que vais ficar contente. Mudou muito, como tudo, mas a zona histórica mantém esse encanto de sempre. O que não sei é porque deixam estacionar carros pegados aos monumento!
Abraços de vida

Graça Pires dijo...

A região do Minho é toda muito bonita. As suas fotografias deram-me uma vontade de lá voltar...
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Duarte dijo...

Francisco Manuel,
sempre que vou à Terra e entro desde Galiza é impossível seguir caminho sem entrar à Fortaleza. dar um passeio, fazer alguma compra e saborear os petiscos da Terra.
Um grande abraço

L e n a dijo...

Mais um belo passeio meu querido Duarte,
uma bela cidade, gostei...
vamos esperar dias melhores, para conhecer melhor o nosso Portugal, que é tão lindo.

Um abraço 

AMALIA dijo...

Muy buenas fotos, como siempre.
Estuve hace unos años y guardo un estupendo recuerdo.
Un abrazo.

Duarte dijo...

Zé,
sim, porque o arroz à valenciana, nada tem que ver com a PAELLA valenciana. Valença, Valência, que mais dá, se algo que as tem que unir é um bom arroz e os bons amigos.
Abraços, abrazos, que mais dá, se o importante é a arte de o fazer.

vieira calado dijo...

Olá, meu caro Joaquin!

Coisas bem bem bonitas tem o Norte de Portugal!...

Aqui é só sol e praia...

Um bom fim de semana... para usted!

Duarte dijo...

Elvira,
amiga, que dirão os demais depois desta apreciação tua. Faço aquilo que posso e até pode que seja esta paixão que tenho por esta arte que me leva a fazer coisas assim. Obrigado
Um grande abraço nosso.

Majo Dutra dijo...

Lembrei-me das minhas travessias para Ayamonte...
Nunca estive em Valença, nem tive o prazer de atravessar o Rio Minho, por isso, agradeço as belas fotos do seu centro histórico, onde impera a força do granito.

Ainda ando a retribuir cumprimentos que me deixaram na minha última celebração à poesia. Fiquei muito feliz com o teu poema -- que belo é! Gratíssima pela atenção e delicadeza.

Vamos colorindo estes dias de cores acinzentadas...
Tudo de melhor para vós. Abraços amigos.
~~~~~~~~~~

Maria Rodrigues dijo...

Brilhante reportagem. Ainda não conheço, quando for possível tenho de ir visitar.
Boa semana
Beijinhos

Duarte dijo...

Irene,
assim deve ser, mas virão melhores tempos e então aproveitaremos. O Minho merece ser visitado passo a passo. Bom, todo o nosso Portugal, pleno de historia e arte.
Abraços de vida, querida amiga e cuida-te muito.

Duarte dijo...

Diamantina,
fiquei muito contente ao saber de ti.
É bom recordar o que é bom. Quando deixa montes felizes.
Melhorou e está muito bonito.
Abraços de vida e cuida-te muito.

CÉU dijo...

Olá, Duarte!

Como estão? Bem longe da Covid, assim desejo. Eu estou bem, felizmente.

Conheço esta cidade, veja bem, meu amigo! Eu que pouco gosto de passear, mas já fui várias vezes lá. E porquê? Por causa dos atoalhados, dos lençóis, edredons, enfim, coisas que só lá encontro.

Gostei das suas explicações históricas e das bonitas fotografias, que aqui nos deixou. Gracias!

Já tenho novo post. Qdo desejar e lhe apetecer, apareça! Ouça e veja o vídeo que vale bem a pena, embora em Língua Francesa, mas há versão em espanhol.

Um beijinho para todos vocês e saúde!

Duarte dijo...

Graça,
assim, são terras plenas de beleza natural salpicada de reminiscências dum passado que fez historia.
Volta, vais gostar.
Abraços de vida

AmandaaBluej dijo...
Este comentario ha sido eliminado por un administrador del blog.
Duarte dijo...

Lena,
quando tenhas uma oportunidade aconselho-te que faças uma visita, vais gostar.
Sim, de momento estamos limitados.
Besitos, querida amiga.

Duarte dijo...

Amalia,
Es bueno recordar y más aún si la experiencia ha sido buena.
Abrazos de vida, querida amiga

Duarte dijo...

Vieira calado,
pois sim e não acabo de ver todas las maravilhas que temos.
Abraços de vida, meu amigo

Duarte dijo...

Majo,
expresso aquilo que sinto e a poesia é um dos meus refugios. Se gostaste, eu tão feliz. Agradeço a gentileza.
Quando possas vai ate´lá.
Abraços de vida, querida amiga

Duarte dijo...

Maria,
as cidades do Minho tem esse encanto do verde tão vivo a contrastar com o granito com verdete.
Beijinhos, querida amiga.

Duarte dijo...

Céu,
vamos superando o dia a dia e fico feliz por saber que estás bem.
É precisamente isso que me leva a ir até lá todos os anos. Se não são lençóis são toalhas, sempre existe um argumento de peso. A variedade e o preço são elementos de força.
Não sei muito francês mas defendo-me bem.
Abraços de vida, querida amiga