lunes, 15 de mayo de 2023

ROSEIRAL - VIVEIROS DE VALÊNCIA


Se Maio é o mês das ROSAS, aqui fica a minha homenagem...




A exuberância deste jardim

Convida a declamar, sim cessar.

Fascinou-me tanta beleza e, por fim

Não parei de fotografar.

 

Entre aromas e tantas cores

Veio a exaltação, o clamor!

Emocionada, divagou a minha mente

Perdida entre ROSAS, felizmente.


La exuberancia de este jardín 

invita a declamar sin cesar.

Su belleza me fascinó y, por fin

no paré de fotografiar.

 

Entre aromas y tanto color

vino la exaltación, ¡el clamor!

emocionada, divagó mi mente

perdida entre ROSAS, felizmente.























Essa Rosa Vermelha!!!

Que veste caminho e quelha,

É a rainha das flores.

E paixão pra muitos amores!

 

Pelo vento sacudida,

Que atiça sem parar.

Como gente d’alma ferida 

Rota por tanto penar…

 

Ressalta a cor e a beleza,

Fogo, chama ardente,

Como povo enfurecido!

 

Por tanto tempo perdido,

Numa luta desigual, demente.

Pedem justiça, tem pobreza



¡¡¡Esa Rosa Roja!!!

Que viste camino y calleja.

Es la reina de las flores.

¡Y pasión para muchos amores!

 

Por el viento sacudida,

que atiza sin parar.

Como gente de alma herida

Rota por tanto penar…

 

Resalta el color y la belleza,

fuego, llama ardiente, 

¡cómo pueblo enfurecido!

 

Por tanto tiempo perdido

en una lucha desigual, demente.

Piden justicia, tienen pobreza…










































































E, como sempre, este raminho para TI. 



28 comentarios:

Pedro Coimbra dijo...

Espaços que nos fazem sentir bem com a vida.
Abraço, boa semana

Sandra Figueroa dijo...

Saludos a la distancia Joaquín, paso a saludarte y un jardín lleno de flores me saluda. Preciosa entrada amigo. Cuídate mucho.

Graça Pires dijo...

Que rosas tão bonitas e que palavras inspiradas também. Foi um gosto passar por aqui.
Uma boa semana.
Um beijo.

Justine dijo...

Que variedade espantosa! Que beleza inesgotável!
E tenho de acrescentar que as tuas fotografias valorizam a beleza das rosas pelo modo exímio como foram feitas, e os teus poemas descrevem na perfeição as tuas emoções!
Reportagem perfeita sobre a beleza, amigo. Parabéns!

Duarte dijo...

Pedro Coimbra,
foi assim que me senti, meu amigo, nessas três horas, desfrutando fotografando, na beleza desse roseiral.
Grande abraço de vida e uma boa semana.

Duarte dijo...

Sandra Figueroa,
encantado de saber de ti, mi querida amiga.
Saber que estás bien me alegra mucho.
Gracias por tus afectos, amiga poetisa.
Gran abrazo de vida y cuídate mucho.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Uma bela "colecção" de rosas.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Duarte dijo...

Graça Pires,
faz-me feliz que assim seja, essa era a intenção. Se o consegui, encantado da vida.
Sim, o sitio é muito bonito e está muito bem cuidado.
Continuação duma boa semana.
Um beijo.

Eugénio Tavares dijo...

É um festival de beleza e de cores, sem dúvida, a rosa 🌹 é a rainha das flores!
Mas quem estiver nesses locais pode desfrutar de outro sentido, o oufato, o aroma que a flor exala, é fantástico!
Abraços de vida meu grande amigo.

Duarte dijo...

Zé,
quando cheguei ali, olhei e percebi aqueles aromas, foi o que pensei e já não parei de fotografar.
Obrigado, querida amiga, pela tua sensibilidade.
Isso obriga a melhorar e será o que farei: pelo menos meus vou tentar..
Forte abraço de vida.

Duarte dijo...

Francisco Manuel,
Este roseiral é de tal beleza que não deixa ninguém estático.
Grande abraço e bom fim-de-semana.

São dijo...

Parabéns e agradecimentos, meu querido amigo!

TE abraço calorosamente, bom domingo.

Maria Rodrigues dijo...

Uma explosão de cor e beleza que coloriu hoje o meu olhar. Quantas rosas maravilhosas, adorava visitar esse roseiral.
Obrigado por esta extraordinária partilha.
Beijinhos

Elvira Carvalho dijo...

Grata pelas belas rosas. E parabéns por tão belo e colorido post. Eu estou de volta hoje. Bem melhor mas ainda não totalmente bem e nem sei se algum dia poderei dizer que os meus olhos estão bem. Enfim vive-se como se pode.
Abraço, para todos os amigos/as e um abraço especial para si e sua linda esposa.

Duarte dijo...

Eugénio,
neste caso estão em canteiros, tendo em cada um as rosas com o nome que lhe foi atribuido, desde Charles Aznavour a Julio Iglesias.
Sim, porque os aromas fazem-se sentir e são bem diferentes.
Um forte abraço

Duarte dijo...

São,
sou eu quem tem que agradecer o teu apoio constante.
Recebe também um abraço caloroso

AMALIA dijo...

Todo un conjunto de belleza.
Las flores son una preciosidad.
Un placer visitarte.
Un abrazo.

L e n a dijo...



Maio, o mês das flores, aqui as Rosas, a rainha das flores. Lindas e delicadas
Uma bela postagem Duarte, com as tuas fotografias e tuas belas palavras.

Obrigada pelo ramo de rosas, é lindo !

Beijinhos

Majo Dutra dijo...

Grande reportagem, Amigo! Que maravilha!
As tuas fotos são de tal modo preciosas, que senti o aroma de acordo com cada espécie.
É raro ver tanta beleza fragrante reunida...
Vale a pena ir a Valência em Maio rezando para que não chova...
Muito obrigada pela publicação e pelo delicado mimo. Bem hajas.
Continuação de ótima e feliz primavera.
Abraço de boa e antiga Amizade.🌈
~~~~~~

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
que bonito aquilo que dizes, pois foi o que senti ao fotografar.
Aparece em Valência e terei imenso gosto em acompanhar-te.
Encanto, o prazer é meu pelo teu sentir.
Beijinhos

Duarte dijo...

Elvira,
isso é bom sinal e eu encantado de ver-te por aqui. Calma, amiga, verás que cada dia vais estar melhor.
Foram horas a fotografar, mas estou contente com o resultado.
Um grande abraço da turma
Nosso, como sempre todo o carinho, um grande abraço de vida.

Duarte dijo...

AMALIA,
las rosas son así de especiales, en belleza y aromas.
Sensibilidad la tuya!
Besitos, querida amiga

Duarte dijo...

Lena,
a formosura a destacar nas rosas. Uma rosa é uma rosa... como dizia o poeta.
Foram horas de dedicação mas valeu a pena.
O ramo que bem mereces!
Pra uma linda mulher um lindo ramo de rosas.
Grande abraço de vida, querida amiga.

Os olhares da Gracinha! dijo...

Que belíssima colecção em beleza, cor e aromas!!! 👏👏👏

Duarte dijo...

Majo,
se vens, aqui me tens, encantado por poder acompanhar-te. Se é para visitar o roseiral, sempre em Maio, mas como são muitos os encantos desta terra aparece quando possas.
Penso igual, já tem muitos anos, mas sempre muito bem cuidado.
Forte abraço de vida

Duarte dijo...

Gracinha,
o jardim dos Viveiros é de grande beleza, mas tem duas coisas que lhe dá mais encanto que são: o Roseiral e o Museu das Ciências.
Beijinhos

Juvenal Nunes dijo...

As rosas são das mais belas e perfumadas flores da natureza.
Foi bom poder apreciar a enorme quantidade de rosas que publicou e que são um verdadeiro encantamento.
Abraço rosal.
Juvenal Nunes

Duarte dijo...

Juvenal,
amigo, são uma tentação e não pude parar de disparar o obturador. Faz-me feliz saber que gostaste.
Grande abraço