miércoles, 19 de julio de 2023

JARANDILLA DE LA VERA

 

Jarandilla de la Vera es una población de la Provincia de Cáceres. Es una de esas pequeñas localidades que encierran más historia que muchas de las grandes capitales del país. 













Piedras Celtas






En el castillo-palacio del siglo XV, de los condes de Oropesa, el monumento más destacado de la localidad, hoy reconvertido en Parador Nacional, habitó Carlos I.














Respecto al emperador, vivió en Jarandilla de la Vera durante casi un año, el tiempo necesario para la construcción del palacio de Yuste.









En el jardín cogí estas flores para TI...




26 comentarios:

Justine dijo...

Mais uma esplêndida reportagem sobre a história de Espanha, tirando nós proveito das excelentes fotografias que nos ofereces!
Obrigada, amigo

São dijo...

As tuas interessantes reportagens sobre Espanha, ilustradas por belas fotografias, são sempre fonte de conhecimento e eu fico-te muito grata por isso, querido amigo.

Estreito abraço , bom fim de semana :)

Duarte dijo...

Zé,
Estava intrigado e tinha interesse em conhecer algo mais do Imperador Carlos V, I de Espanha, que seduziu à nossa bela Isabel, filha de Manuel I. Na próxima pastagem prometo falar-vos do Mosteiro de Yuste.
Obrigado pelos calificativos.
Agradecido estou eu, querida amiga.

Pedro Coimbra dijo...

Lições de História.
Abraço, boa semana

Maria Rodrigues dijo...

Uma bela povoação cheia de história e encanto.
Fantásticos olhares.
Beijinhos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Muito interessante esta povoação com o seu belo castelo.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Mário Margaride dijo...

Olá, amigo Duarte,
Belíssimas imagens aqui nos partilhas. Desconhecia esta localidade. E, o que este Imperador estava ligado a essa mesma localidade. Fiquei a saber um mais da história desta povoação. Sem dúvida muito bonita.
Excelente imagens aqui nos deixas.

Votos de um bom fim de semana, com muita saúde e paz.

Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Duarte dijo...

São,
palavras como as tuas, de quem conhece tanto mundo, satisfazem-me plenamente.
Querida amiga, sabes da minha paixão por conhecer mundo e pelo mundo da fotografia: testemunhas do nosso viver.
Es é do teu agrado, eu tão feliz.
Forte abraço de vida.

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
a mim também me chamou a.atenção e gostei muito, especialmente do castelo.
Estou a aprender contigo.
Beijinhos

Os olhares da Gracinha! dijo...

Obrigada por dar a conhecer!
Se regressar a Cáceres... vou tentar conhecer!
Obrigada pela visita 😘

Eugénio Tavares dijo...

Realmente uma povoação muito interessante, mantendo em excelente estado a sua identidade histórica!
O seu castelo, residência de reis está muito bem tratado, assim com o seu interior.
As casas que o rodeiam de arquitetura mediaval, reforça a beleza da localidade!
Mais um excelente registo!
Abraços de vida meu amigo. 🤗

Duarte dijo...

Francisco Manuel,
sabia o que ia encontrara, pois é Parador Nacional, uma equivalência às nossas Pousadas e ia estar hospedado nele. O que não imaginava é que tivesse tanta classe.
A povoação é pequena mas bonita e carregada de história.
Grande abraço

Juvenal Nunes dijo...

Excelente evocação histórica.
Obrigado pela partilha.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Duarte dijo...

Mário,
boa noite, meu amigo.
É evidente que uma pessoa com a tua sensibilidade possa expressar-se assim. Sim, porque é aquilo que esta povoação inspira.
Foi a zona do País elegida para passar os últimos dias da sua vida. No próximo capitulo verás o Mosteiro de Yuste.
Um forte abraço e um bom fim-de-semana

Duarte dijo...

Gracinha,
Vais gustar. Toda essa zona de la Vera tem grandes encantos. Por isso foi elegida por Carlos V. Povoações rodeadas de montanhas, vegetação e rios de caudal permanece. Mas com Castelos e Palácios.
Beijinhos

Duarte dijo...

Eugénio,
assim é, até posso dizer-te que fiquei bastante surpreendido com o bem cuidado que está o castelo, mesmo sendo um Parador de Turismo.
O resto da povoação, como bem dizes, tem elementos destacáveis, mas alguns deles mal cuidados.
De todas formas a experiência foi agradável.
Obrigado, meu amigo pelos calificativos.
Grande abraço

CÉU dijo...

Hola, Duarte!

Uma bonita povoação, carregada de História.
Las fotos estão muito bem tiradas.
Vou aprendendo a conhecer um pouco de Espanha com os teus posts.
Abrazos y bom domingo.

Duarte dijo...

Juvenal,
era uma daquelas cadeiras que tinha por aprovar e para lá fui. Carlos e Isabel, fazem-me pensar.
Isabel foi muito querida aqui, uma Imperador que deixou bem alto o seu saber estar e governar.
Abraço de amizade

AMALIA dijo...

Un reportaje muy bueno e interesante.
Un excelente aporte cultural.
Un abrazo.

Duarte dijo...

Céu,
amiga, está perto, estica o braço e sauda-os.
Sim, e ainda ficou muito por descobrir.
Pois que assim seja.
Um grande abraço de vida e continuação duma boa semana.

L e n a dijo...


Lindas fotos Duarte, pois o sítio é lindíssimo
Ao ler-te ( já começo a perceber o espanhol ) e vendo
as fotos, a mobília de luxo, esses palácios grandiosos,
vejo que tudo está sempre na mesma. Os ricos tem tudo
e o povo vive na miséria..
Muda-se a época, mas tudo continua na mesma..uns privilegiados e outros
a pagar e a trabalhar para esses de lá de cima

Adorei este passeio através duma outra época

Beijinhos


Obrigada pelas flores, lindas !

Duarte dijo...

Amalia,
lo tenía en mente precisamente por lo que apuntas y por fin fui.
Un abrazo

Duarte dijo...

Lena,
imagina o que seria aquele então. Só uns poucos podiam dispor destas riquezas..
Algo mudou, mas lamentavelmente pouco, pois continua a existir muita pobreza.
Sabes que gosto de fotografar e ante coisas assim não posso permanecer passivo.
Encantado deste passeio na tua companhia.
Forte abraço de vida, querida amiga.

Duarte dijo...

Pedro Coimbra,
como bem dizes, estas cosas do sistema deixam-nos pasmados. Acaba de entrar a tua mensagem.
Assim é, histórias da História.
Grande abraço de vida

CÉU dijo...

Hola, Duarte!

Gracias pelo teu completo comentário no meu blogue e pelas flores que me ofereceste.

Abraços e dias felizes.

Duarte dijo...

Céu,
é aquilo que me inspira a maravilha daquilo que escreves.
Abraço de vida e aparece sempre.