lunes, 15 de julio de 2019

SACRA DI SAN MICHELE



Durante a minha incursão pelo Vale de Susa deparei com esta maravilha 


O caminho é sinuoso e dum subir constante, a vegetação densa, e a neblina espessa... mas belo!



Mas o que ia ficando pelo caminho tinha o seu encanto...






 

A Sacra de San Michele é um complexo arquitetónico elevado no alto do Monte Pirchiniano, no vale de Susa. É o monumento mais emblemático da Região do Piamonte. Popularmente chamam-lhe a Abadia de San Michele della Chiusa.   
Foi construído entre os anos 983 e 987 e está a uns 40 quilómetros de Turim.  








































Na capela principal do templo estão sepultados os membros da família Real dos Saboia. 





Um incêndio de grandes dimensões arrasou este mosteiro numa noite de quarta-feira. 








 Este mosteiro com essas torres que desafiam as alturas e essas vistas tão espetaculares, inspirou a Umberto Eco para o seu livro “O nome da rosa”.






O tempo melhorou e pude deleitar-me na contemplação, e lá fui fotografando...






24 comentarios:

João Menéres dijo...

Parabéns pela excelente postagem !


Um abraço grato por todas informações ( descritivas ou imagénicas ).

Graça Pires dijo...

Magnífica reportagem fotográfica com tanta História. Gostei de conhecer aqui a Sacra de San Michele.
Uma boa semana.
Um beijo.

Sandra Figueroa dijo...

Que belleza de fotos. Bello recorrido que hace soñar. Saludos amigo Duarte. Te mando un abrazo a la distancia.

Duarte dijo...

João,
obrigadinho, é um prazer sentir a tua presença por estes lados.
Um grande abraço

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Apesar do mau tempo é uma bela reportagem de que gostei de ver e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Duarte dijo...

Graça Pires,
impressionou-me, e muito. Como gostavam de eleger sitios tão inóspitos, mas belos.
Que paisagens, que muralhas, que paredes, que arte...
Bom fim de semana

Maria Rodrigues dijo...

Meu amigo que lugar incrível.
A reportagem fotográfica está extraordinária.
Beijinhos
Maria

Elvira Carvalho dijo...

uma excelente reportagem fotográfica que nos deu a conhecer um local espetacular e um monumento cheio de história.
Abraço de vida.

Duarte dijo...

Sandra,
Como siempre palabras bordadas de gentileza. Gracias, querida amiga, con un gran abrazo y cuídate mucho

Mariazita dijo...

Estou de regresso, ou antes, estou no intervalo das férias 😊
Depois de todos aqueles afazeres (enfadonhos!!!) de quando se regressa, tenho agora um tempinho para visitar as amigas e amigos que tiveram a gentileza de ir comentar o meu último post.

Uma reportagem fotográfica fora de série!!! ADOREI! Parabéns pelo teu excelente trabalho.
Cria em nós a vontade de lá ir. Lembro-me de Humberto Eco e do seu "Em nome da Rosa".
Não admira que aí se tenha inspirado.

No próximo dia 01 de Agosto não haverá NANDA, Afinal, a pobrezita também precisa de férias, não é verdade? Fui ao baú e desencantei de lá um conto que vou publicar. Penso que te vai agradar...

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Majo Dutra dijo...

Grande reportagem, querido Amigo, com uma componente monumental e outra sacra.
Estes mosteiros despertam-me muita curiosidade pelos mistérios que encerram.
Estive a ampliar os capitéis de umas colunas que se diferenciam das restantes e que realçaste. Parecem-me cenas de violência física...
Era nas alturas que os artífices que esculpiam contavam certas verdades.
Excelente trabalho, com fotos de ótima qualidade.
Dias maravilhosos.
O meu terno abraço.
~~~~

Os olhares da Gracinha! dijo...

Uma maravilha Duarte e que bom conhecer através dos seus olhares!!!
Resto de boa semana

Duarte dijo...

Sandra,
pues sigue soñando, mas realidades, porque el sueño es falacia.
Un gran abrazo

Duarte dijo...

Francisco,
o sitio é espectacular, porque será que sempre exigem sitios assim? Talvez para uma melhor concentração.
Um grande abraço

Duarte dijo...

Maria,
obrigado.
Fiquei impressionado quando o descobri.
Abraços e um feliz Agosto.

Duarte dijo...

Elvira,
sempre pensei que para a religiosidade estava Espanha. Enganei-me, pois quanto mais vou conhecendo Itália mais dou fé que os superam.
Abraços de vida e que tudo siga pelo melhor.

Duarte dijo...

Mariazita,
estou na mesma situação, pois acabo de chegar da Russia e saio para Andorra.
Como diz um amigo meu, que também gosta da arte de fotografar, com a câmara na mão nada se nos escapa. Procuro, por isso saiu assim. A vantagem de poder contemplar posteriormente.
Boas férias e a disfruta.
Vou passar por lá.
Abraços de vida

Duarte dijo...

Majo,
comentarios como os teus são os que impulsam a seguir, independentemente do meu interesse por tudo aquilo que me possa ensinar algo e que tenha atractivo para a minha câmara fotográfica, que são três.
Abraços e muito beijinhos.
Feliz Agosto.

Duarte dijo...

Gracinha,
aprendo contigo e com os teus olhares, pois sempre descuibres algo que ninguém viu.
Beijinhos e um bom Agosto.

Duarte dijo...

Mariazita,
esqueci.me de comentar o que dizes sobre NANDA, não pude evitar sorrir. Que não decaia nunca esse espirito criativo teu.
Besitos

Everdina Kleeb- van Dongen dijo...

con tu reportaje me has vuelto a sorprender con la calidad de tus fotos y como disfrutas de tus viajes .
beijihnos Diny.

Silenciosamente ouvindo... dijo...

Mais uma excelente reportagem, que nos dá uma

parte cultural e uma parte de paisagens maravilhosas.

Obrigada pela partilha.

Um bj.

Irene Alves

Duarte dijo...

Diny,
es una afición que compartimos y como tal puedes valorar con mayor precisión. Gracias
Beijinhos

Duarte dijo...

Irene,
a mim também me surpreendeu, e muito, e acabei por concluir que existe mais apego à religión que em Espanha.
As paisagens espectaculares, sempre com os Alpes a espreitar.
Um grande abraço