lunes, 30 de septiembre de 2019

PRAÇA VERMELHA DE MOSCOVO


A Praça vermelha é o principal centro da capital russa e uma das maiores praças do mundo. Está rodeada pelos muros do Kremlin, a Catedral de São Basílio, o Museu de História e os luxuosos Armazéns GUM. 



A Praça Vermelha deve esse nome não pela cor vermelha da muralha do Kremlin, nem por ser a cor que representa o comunismo. O nome vem da palavra russa krasnaya, que pode significar tanto “vermelho” como “bonito”.  Também podíamos-lhe chamar Praça Bonita, e que o é na realidade, mas as raízes históricas quiseram que o mundo a conhecesse como Praça Vermelha.






Eram tantos os controles de acesso ao iniciar o passeio que o tornou demorado. Nesses dias realizavam-se combates simultâneos de pugilismo com a intensão de lograr um recorde guines. O que nos permitiu ver a praça noutro ambiente, num aspecto desportivo com atletas por todos os sítios, mas num percurso algo sinuoso



Por fim lá fomos sentindo essa característica atmosfera moscovita e observando a arquitetura singular que a rodeia, desde a muralha do Kremlin, ao grande centro comercial GUM, tendo nos extremos o Museu de historia e a Catedral de São Basílio. 








Nada daquilo que arquivei na minha memoria, com aqueles impressionantes desfiles militares, tem que ver com a Praça de hoje, num País tão hermético e hoje tão acessível: se não temos em conta a infinidade de controles.





22 comentarios:

Graça Pires dijo...

Não conheço. Mas as suas fotografias confirmam o que ouço dizer: a Praça Vermelha de Moscovo é surpreendente.
Uma boa semana.
Um beijo.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Gostava de visitar esta bela praça, aproveito para desejar um bom mês de Outubro.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Justine dijo...

A imponência e grandiosidade desta praça é sempre surpreendente, e as tuas fotografias, especialmente as nocturnas, disso nos dão testemunho. Apetece voltar sempre!
Abraço amigo

Elvira Carvalho dijo...

Praça que só conheço das apresentações da TV e agora por estas magníficas fotos.
Obrigada pelo passeio.
As minhas aulas, já começaram a 18 do mês passado. Estou a aproveitar o máximo, pois não sei quando farei o transplante da córnea, e depois durante um mês vou ter que ter cuidados especiais. Também em Janeiro a minha nora retoma o trabalho e terei que ficar com a Margarida, a minha segunda neta nascida no dia 12 de Agosto.
Diz que vão recomeçar as aulas. Peço-lhe que dê um abraço meu aos amigos que
por lá estão.
Abraço especial para si e para a sua linda esposa.

Duarte dijo...

Graça Pires,
assim é, ainda que estava invadida na parte central pelo evento que indico no texto.
Bom, o que a rodeia também é o melhor dessa capital.
Uma boa semana.
Um grande abraço

Duarte dijo...

Francisco,
Aproveita a primeira oportunidade que tenhas pois compensa, A minha experiência foi muito positiva.
Um grande abraço para um bom Outubro

Sandra Figueroa dijo...

Que precioso lugar, me fascinan estas fotos y me encanta la música rusa antigua......Un placer pasar a leerte amigo Duarte. Saludos y abrazo a la distancia.

Rosa dos Ventos dijo...

Talvez um dia possa visitar esta praça admirável!
Belas fotos!

Abraço

Silenciosamente ouvindo... dijo...

Sempre viajando através dos seus olhos,

o que é muito bom.

Regresso ao trabalho não é amigo?

Beijinhos para si e sua esposa.

A minha sempre amizade.

Irene Alves

Maria Rodrigues dijo...

Excelentes fotografias, gostei principalmente das fotos nocturnas, estão espectaculares.
É um lugar impressionante.
Beijinhos
Maria

Duarte dijo...

Zé,
Como já mencionei noutra portagem Moscovo impressionou-me positivamente e está praça carregada de história muito mais. Bom, tudo o que a rodeia cativa. O contraste dia noite foi um prémio que não estava previsto e que agradecí.
Abraços de vida

Duarte dijo...

Elvira,
Por mais que me esmere em fazer boas fotografias é difícil de igualar aquela realidade, tanto pela beleza arquitetônica como pelo sentido histórico.
Nós começamos no dia um deste mês,
Um grande abraço

Duarte dijo...

Sandra,
También me ha producido ese efecto por eso le di alegría al obturador en la captación de las imágenes.
El placer es mio al recibirte.
Un gran abrazo y cuídate mucho.

Duarte dijo...

Rosa,
quando te seja possível aproveita que compensa.
Obrigado
Um grande abraço

Duarte dijo...

Irene,
amiga, é um prazer ver-te por aqui.
Sim, já começaram as Aulas. Mas com alunos como os que tenho é um prazer imenso practicar.
Desejamos que sigas bem.
Beijinhos nossos.

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
obrigado, as tuas palavras de apoio ajudam a seguir melhorando.
Moscovo impressiono-me muito positivamente.
Beijinhos

Majo Dutra dijo...

Querido Amigo, fotografias preciosas e magníficas em
ângulos muito bem selecionados.
Sem dúvida que é uma das praças mais bonitas do mundo.
Agradeço a partilha.
Tem dias muito agradáveis. 🌹
O meu abraço sfetuoso.
~~~~~~
Tenho uma postagem com homenagem a uma artista espanhola.
Talvez gostes.
~~~

Duarte dijo...

Majo,
agradecido quedo por tus afectos. Había muita gente e não pude fazer tudo aquilo que pretendia.
Desejo-te uma boa semana.
Abraços de vida

Amalia dijo...

Qué lindas imágenes!!.
Sin duda, debe de ser preciosa.
Un abrazo.

Duarte dijo...

Amália,
así es, pues estamos ante una de las plazas mas importantes del Mundo.
Es preciosa.
Un gran abrazo

Franziska dijo...

Impresionante colección de fotografías monumentales y lo que me llama más la atención es la grandiosidad de los espacios; hay tierras en abundancia y, además, no se permite que el pueblo se acerque con sus pequeños edificios ni mercados o tiendas... es un gran escenario. No parece que haya obstáculos. Esto aún realza más la "zar grandiosidad", gracias por este nuevo regalo. Un abrazo.

Duarte dijo...

Franziska,
allí todo es de grandes dimensiones. Moscú me impresionó fundamentalmente por los grandes espacios, tanto en plazas, jardines, avenidas, etc. Después los edificios, monumentos, comercios, etc..
Para mi es todo un placer, amiga mía.
Un abrazo.