domingo, 15 de agosto de 2021

GUARDA

 

A cidade de Guarda é a que está situada a maior altitude do País. É uma região carregada de história, devido ao grande número de povos que por lá já passaram. Nevada em meses frios e caloroso no Estio. Fica junto à Serra da Estrela, a elevada de Portugal.



Hoje vamos conhecer um pouco melhor aquela que também é conhecida como a cidade dos 5 F: forte, farta, fria, fiel e formosa. 


Já na praça essas arcadas quinhentistas e ruas estreitas carregadas de granito pintado de verdete. Depois as muralhas e a judiaria.









 Aproveitando que estamos na zona, entre os dois Países, considerei oportuno faltar-vos um pouco da capital da Beira Alta. Cidade de pedra de granito. Com monumentos destacáveis como a sua catedral, qual fortaleza, com características dum passado desde o românico, gótico e chegou até ao manuelino. 



































Além do grande património cultural, estão as lindas paisagens e uma deliciosa gastronomia, é o que não falta na Guarda, e a juntar a isto, um povo hospitaleiro e cortês. 




26 comentarios:

São dijo...

Só visitei a Guarda uma vez...

AS fotos e as legendas estão, como sempre, excelentes!

Querido amigo, te abraço , bom domingo :)

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Uma cidade muito interessante.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Pedro Coimbra dijo...

Tenho família a viver aí.
Abraço, boa semana

Sandra Figueroa dijo...

Muy interesante y bello lo que comparte4s y que aunque este lejos de mi al leerte lo siento cerca.... Saludos amigo Joaquim cuídate mucho-

Graça Pires dijo...

Gosto da Guarda. E gostei da sua reportagem fotográfica. Obrigada por partilhar.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Duarte dijo...

São,
obrigado, querida amiga. Eu passava por lá com frequência nas minhas idas ao Porto. Não parava sempre, mas umas vezes para comer e otras para dormir, por lá fui passeando.
Forte abraço e boa semana.

Luma Rosa dijo...

Uau!! Que espetáculo de imagens! A cidade é muito bonita e rica. Ia perguntar se era fria por estar no alto, mas você já o disse :)
Obrigada por apresentá-la, Duarte!

Duarte dijo...

Francisco Manuel,
faz parte dos valores dum grande País como o é Portugal.
Abraço e continuação duma boa semana.

L e n a dijo...

Querido Duarte, adorei mesmo esta visita da Guarda. Não imaginava que tinha monumentos assim. Tanta vez por la passei, e sempre sem tempo para la parar. Um dia irei com tempo para a visitar, porque vale a pena.

Este ano re-visitei o Mosteiro de Alcobaça, relembrei-me da tua publicação, e o vi diferente com outro olhar. Publicarei fotos.
Consegui ir a Portugal duas semanas em julho. Precisava e fez me bem como podes imaginar.

Minha conta do meu facebook sumiu, foi pirateada, roubaram o password e meu endereço email.

Beijinhos

Anajá Schmitz dijo...

Belíssimo! Adoro ver esses patrimônios preservados. Aqui tudo está se destruindo. Ninguém cuida, mas gostam de ir aos lugares aonde conservam para fotografar.
Abraços!!!

Duarte dijo...

Pedro,
que bom, então estarás mais informado do que eu.
Grande abraço e continuação de boa semana.

Duarte dijo...

Sandra,
lo mismo me pasa a mi, cuando te leo me siento más cerca, en tu Monterey.
Besitos, querida amiga

Jaime Portela dijo...

Excelente reportagem fotográfica de uma cidade muito interessante.
Também gostei das notas explicativas.
Bom fim de semana, caro Duarte.
Abraço.

Duarte dijo...

Graça,
estamos na mesma onda, o que muito me satisfaz. Uma cidade sempre fiel ao seu Reino, merece essa lealdade.
Esforcei-me por estar à altura desta grande cidade, e se é do teu agrado, isso faz-me feliz.
Abraço de vida para um bom fim-de-semana.

Duarte dijo...

Luma Rosa,
Assim são as características da Guarda, frio no Inverno e calor no Varão, mas as noites são frescas.
Um prazer.
Abraço

Maria Rodrigues dijo...

Há tantos anos que lá não vou, ficou a vontade de ir novamente visitar.
Excelente reportagem fotográfica
Beijinhos

Duarte dijo...

Lena,
querida amiga, como já mencionei, o mesmo me passou a mim durante muito tempo.
Quando possas passa por lá que vais gostar.
Fico feliz ao saber que é algo de útil aquilo que vou trazendo até aqui.
Que bom, duas semaninhas na Nazaré! Fazia-te falta, eu sei.
Notei a tua ausência, Como pensas solucionar isso? Bom, tens o blog.
Abraço de vida e cuida-te muito.

Duarte dijo...

Anajá,
contradições, mas tudo está em conservar o patrimonio Nacional.
Guarda, como outras cidades do mundo tem espaços que esperam uma melhora, mas o Património está cuidado.
Abraço de vida.

Duarte dijo...

Jaime,
Obrigado, faço o que posso na divulgação e fico feliz se é do teu agrado.
Continuação duma boa semana.
Grande abraço, amigo poeta.

Elvira Carvalho dijo...

Boa tarde amigo.
Só visitei a Guarda uma vez há uns 15 anos. Quase não tenho fotografias de lá. Mas lembro-me bem da cidade.
Amigo desculpe se não tinha visto a sua postagem. Nem todos os dias consigo vir ao pc, por causa dos olhos e de todos os problemas de saúde que nos têm afligido ultimamente a mim e ao marido. E depois a Margarida absorve-nos muito tempo e energia.
Por isso a história do Sexta é uma reedição e nos outros dias recorro ao YouTube ou às coisas que amigos me vão enviando.
Abraço e saúde para todos.
Abraço especial para si e sua esposa.

Azka Kamil dijo...

ó visitei a Guarda uma vez... AS fotos e as legendas estão, como sempre, excelentes! Querido amigo, te abraço , bom domingo :)

Mine coins - make money: http://bit.ly/money_crypto

Duarte dijo...

Maria,
segue igual, ao longe algo mais branca, mas sempre histórica e atractiva.
Obrigada amiga da fotografia, pois desfruto com as tuas.
Abraço de vida

VENTANA DE FOTO dijo...

He visitado en dos ocasiones Portugal. En esta población no he estado y me parece preciosa su catedral.

Que tengas un feliz fin de semana.

Saludos desde Andalucía.

Duarte dijo...

Elvira,
o mais importante é que te cuides. Desejamos as tuas melhoras e do teu marido. .
Aparece sempre que possas que estaremos encantados.
Recebe todo o carinho num abraço nosso.

Duarte dijo...

Azka,
se gostas eu encantado. Volta sempre.
Abraço de vida

Duarte dijo...

Ventana de foto,
no solamente por su estructura de fortaleza, es el sitio de la ubicación y logicamente lo cuidada que está en su interior.
Uma boa semana.
Saludos desde Valencia