martes, 15 de noviembre de 2022

ORDINO



Ordino se encuentra a 1.300 metros de altitud, en el oriente andorrano. Posee una superficie de unos 85 kilómetros cuadrados, de los cuales una tercera parte son bosques, presentando hermosos paisajes de gran valor. Sin duda, es un gran ejemplo de la integración de la sociedad contemporánea en plena 



Está dividida en ocho localidades: Ordino (la capital), El Serrat, Llorts, La Cortinada, Arans, Ansalonga, Sornàs y Segudet: respetando los valores del entorno natural, la tradición y las costumbres de la vida rural.






Cuenta con un importante patrimonio artístico, entre el cual destacan principalmente las casas solariegas del Museo d’Areny Plandolit, y la de Casa Rossell, ya que son lugar de visita obligada para descubrir un poco la historia de Andorra.












El románico también está muy presente en Ordino, ya que cuenta con múltiples lugares y edificaciones monumentales muy interesantes. Las más destacadas son: La Iglesia de Sant Martí de la Cortinada, con sus pinturas murales; y la Iglesia de Sant Corneli y Sant Cebrià, que datan de la época medieval.













Durante el invierno se podrá disfrutar de Vallnord, el primer Mountain Park de Los Pirineos. Está pensado para todas las edades, y ofrece magníficas pistas de esquí, surf de nieve, freestyle y freeride; mientras que durante el verano se puede realizar la Ruta del Hierro y descubrir una parte apasionante de la historia de Andorra









Y estas flores para ti…



31 comentarios:

São dijo...

Belissimas fotos de uma região muito bonita, amigo mio, gracias por este passeio.


Fuerte abrazo

manuela barroso dijo...

Ola meu querido amigoMuigo dificil vir ao teu encontro.
Cada vez que tento, chovem "papeis de parabens" e com o computador nao da mesmo,o meu antivírus nao me permite
Agora que aqui estou, um ,louvor enorme a tua arte fotográfica e ao teu trabalho fenomenal sobre o Porto
Sei que es um Artista mas desconhecia tao grande talento
Pitorescas as imagens de hoje pois completaram os meus conhecimentos dessa parte de Andorra
Um grande abraço de vida!!!!

Duarte dijo...

São,
estou maravilhado por este passeio que demos juntos, a repetir!
Grande abraço de vida

Mário Margaride dijo...

Olá, amigo Duarte!
Excelente partilha aqui nos presenteias.
Lugares fantásticos, de rara beleza, que não conhecia. Mas graças a esta excelente partilha, fiquei a conhecer um pouco sobre este lugar maravilhoso.
Grato, pela visita e gentil comentário no meu cantinho. Deixo is meus votos de continuação de ótima semana.
Abraço fraterno.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Duarte dijo...

Francisco Manuel,
imagino, pois a povoação está cheia de encantos e história, sendo pequena, mas o bosque, como já foste vendo, é extenso e rico em beleza natural.
Grande abraço

Majo Dutra dijo...

Paisagens e arquitetura exóticas e admiráveis, realmente dignas de serem apreciadas e registadas.
Agradeço a divulgação.
Também agradeço as palavras amigas de apoio e incentivo que deixaste no meu blogue.
Que os dias vos sejam agradáveis e tranquilos. Abraços
~~~~~~~~~~~~~~~~~

L e n a dijo...



Muito obrigada pelas flores Duarte, são lindas !

Um sitio muito lindo, gosto daquelas construções e
teu olhar nos traz todo pequeno detalhe
um olhar sensível e curioso
já vistes a neve !? Aquelas paisagens de baixo da
neve são lindíssimas.
Mesmo assim, se for, melhor é no verão.

Beijinhos meu querido amigo Duarte

Duarte dijo...

Manuela Barroso,
lamentavelmente não posso fazer nada, não depende de mim e estou em total desacordo com o sistema.
Obrigado Manuela, pois vindo de ti, pessoa com esse saber e sensibilidade, emociona-me. Bom, até pode que leve um muito da nossa amizade. Vou fazendo aquilo que posso, mas é certo que ponho tudo aquilo que sei.
Fico feliz com isso.
Um forte abraço de vida para uma longa vida.

Mário Margaride dijo...

Olá, amigo Duarte,
Passando por aqui, para agradecer a visita e gentil comentário no meu cantinho, e desejar um feliz fim de semana!
Abraço fraterno.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Franziska dijo...

Ha sido una fantastíca visita sin que hayamos perdido nada esencial por la gran cantidad de imágenes que nos has mostrado. Es uno de esos lugares en los que yo nunca he posado mis pies y que me gustaría conocer. Confío que estaréis bien toda la familia, abrazos para todos.

Duarte dijo...

Mário Margaride,
há tanto mundo por ver que vou dando fé que é impossível chegar a tudo. Lá vou indo e fotografando.
Toda Andorra está cheia de encantos, mas gosto muito Ordino.
Quem está agradecido sou eu pela tua gentileza.
Um grande abraço de vida.

Elvira Carvalho dijo...

Ordino, uma localidade muito bela, a julgar pela beleza que as suas fotos nos tem mostrado. Adorei conhecer e sou muito grata pela partilha.
Abraço para todos
Um abraço especial para si e sua bonita esposa.

Graça Pires dijo...

Belíssimas fotografias, tanto das paisagens como dos pormenores. Obrigada por partilhar.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Duarte dijo...

Majo Dutra,
querida amiga, tudo está bem merecido com o comportamento que exerces.
A povoação de Ordino possui imensos encantos e muito variados.
Forte abraço de vida e as tuas melhoras.

Duarte dijo...

Lena,
sim, no versão está muito melhor, mas mesmo assim alguns dias faz calor, mas suaviza à noite.
No Coll de Ordino um ano a neve cobria tudo, mas como sempre estão a limpar pode-se circular sem perigo, a não ser que esteja a nevar copiosamente que então corta a circulação.
Forte abraço de vida, querida amiga. .

Duarte dijo...

Mário,
encanto pela tua presença.
Gosto daquilo que escreves, é poesia pura, como a que me ensinaram na escola.
Forte abraço de vida

Mariazita dijo...

Bom dia, meu querido amigo Duarte
O meu blog continua em modo de “pausa” e penso que assim continuará por mais algum tempo.
Os meus planos de mudança de casa sofreram algumas alterações que levaram ao atraso da sua realização. Nem sempre as coisas são tão fáceis como inicialmente parecem, e, como tenho a actual casa “de pernas para o ar”, abrigando familiares que tinham as suas próprias casas… o ambiente e consequente disposição para alimentar o blogue não são os ideais.
Mas não percamos a esperança. Tudo se resolverá a contento, e a normalidade surgirá (não há quem ainda espere pelo regresso de D. Sebastião 😊)
Entretanto… irei aparecendo sempre que possível – para mostrar que não vos esqueci, mas principalmente para que não me esqueçam 😉
Um saudoso abraço e até sempre.
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Duarte dijo...

Franziska,
considero que debes pensar en acercarte, pues lo pasarías muy bien, tu sensibilidad combina con aquella serenidad y belleza.
Toda Andorra posee ese atractivo, pero Ordino lo borda. El puente de diciembre volveremos. Pepa le encanta!
Estamos muy bien y deseamos que pase lo mesmo con vosotros.
Fuerte abraço de vida nuestro

Mário Margaride dijo...

Olá Duarte,
Passando por aqui, deliciando-me com estas belíssimas imagens que aqui partilhaste e que muito gostei, agradecer os elogios que me derigiste, e desejar um feliz fim de semana com tudo de bom.
Abraço fraterno.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Duarte dijo...

Elvira,
assim é, Ordino na alta montanha, tem todos esses encantos e uma gente agradável.
Forte abraço de vida NOSSO.

CÉU dijo...

Olá, Duarte!

Nunca tinha ouvido falar na cidade de Ordino, mas eu também passeio tão pouco.
Não gosto de sítios frios e com neve e prefiro o belo verão ou a Primavera.
As fotos são mais que muitas, mas o Duarte adora fotografar.

Abraços e dias felizes.

Duarte dijo...

Graça,
obrigado, amiga, pelos teus afectos e palavras que animam.
Desejo-te uma boa semana e a melhor saúde.
Beijinhos

Pedro Coimbra dijo...

Estou de volta.
A partir de amanhã começarei a comentar nos blogues dos amigos.
Boa semana

Duarte dijo...

Mariazita,
Comprendo. Hoje em dia não é fácil encontrara bons profissionais e que sejam responsáveis.
No livro, "o pasteleiro do madrigal" está bem claro o fim do nosso rei Sebastião.
Aparece sempre que possas estarei encanto de receber-te.
Um forte abraço de vida, para uma longa vida.

CÉU dijo...

Olá, Duarte!

Como está?
Então, o meu comentário foi fraquinho? Não me deu resposta, tal como não deu a outros comentadores (as), mas o Duarte lá tem as suas razões.

Um abraço natalício.

Eugénio Tavares dijo...

Linda localidade, Ordino tem uma arquitetura mediaval, é maravilhoso, ao ver estas fotografias sinto uma paz de espírito.
Um forte abraço.

Duarte dijo...

Mário,
é sempre um prazer saber de ti.
Grande abraço

Duarte dijo...

Céu,
assim é, querida amiga.
Como bem dizes, gosto de fotografar. Agora só me falta fotografar-te para ser um pouco mais feliz.
A parte alta de Ordino. Arcalís é de grande beleza, altas montanhas e, no Inverno, cobertas de neve para practicar desporto.
Forte abraço de vida.

Duarte dijo...

Pedro,
já vi, andei por lá e li as tuas memorias. Estás feliz e bem justificado.
Grande abraço

Duarte dijo...

Céu,
como bem sabes, sempre respondo. Ao ter que preparar outro tema andei atarefado. Também certas ocupações no meu cargo de Presidente das Aulas, o que fez com que só hoje pudesse vir até aqui.
Escreves bem e sabes que gosto.
Abraço de vida, querida amiga.

Duarte dijo...

Eugénio,
sim, por isso estamos enganchados com Ordino e sempre que é possível lá vamos até lá.
Não todo, mas ao ser uma construção em pedra da terra dá ese aspecto. Mesmo tendo algo romano e românico.
Grande abraço, meu amigo.