sábado, 15 de diciembre de 2018

ALCALÁ DE HENARES



Por fim fomos a Alcalá de Henares, sim, porque tantas vezes como fomos a Madrid, tínhamos a intenção de fazer uma escapada, mas sempre ficava adiada. 
Como o nosso lema é que as cidades são livros que se leem com os pés, aquela estadia de fugida, de há muito tempo, não nos serviu para nada, só para criar o desejo de voltar.
Nesta aventura contamos com a companhia duma boa amiga, uma boa conhecedora da cidade, e que fez tudo o que esteve ao seu alcance para fazer-nos felices, e conseguiu-o!




Isto foi o que vi e aprendi nos dois dias que fomos da mão da nossa boa amiga Francisca. 


Esta cidade está situada ao Nordeste de Madrid e só a uns quarenta e quatro quilómetros da Capital. 
Nela é de destacar a sua Universidade fundada em 1499 pero Cardeal Cisneros, e que foi de vital importância para o desenvolvimento da cidade. Também onde nasceu Miguel de Cervantes, o autor do Dom Quixote, e onde se faz a entrega todos os anos do Prémio de Literatura que leva o seu nome. Actualmente a sua casa Natal está convertida em Museu. 
A maioria dos edifícios do casco antigo são do século XVI.
É Património da Humanidade desde 1998.




Então, uma muralha rodeava a cidade, da que só restam algumas ruinas e um portal de grande beleza, chamado porta de Madrid, por ser uma das antigas portas da cidade, e a porta de entrada para os que vinham da Capital.  
Dizem que a porta de Madrid e a porta de Alcalá, em Madrid, estão conectadas, olhando uma para a outra, e se traçássemos uma linha recta chegaríamos duma praça à outra. Não fiz a prova...





O Colégio de São Ildefonso, hoje é Universidade de Alcalá de Henares.
Não só existe este centro de grande relevo internacional. A cidade é toda ela uma Universidade. Todos os palácios e conventos que lá existem hoje são Universidades.
Como já disse Cisneros fundou a Universidade e Cervantes deu-lhe o nome. No paraninfo é onde o Rei de Espanha faz a entrega todos os anos desse tão cotizado premio anual: o Prémio Cervantes. 




















Perto, temos a Praça Cervantes de grande beleza estética pela riqueza dos edifícios que a rodeiam: a Câmara, o Corral das comédias, entre outros edifícios de grande valor arquitetónico. Destacando el monumento a Cervantes e a Torre 
de Santa Maria. 










Já estamos na rua que considero a espinha dorsal da cidade, a sua “Calle Mayor”. Longa, plena de comércios, de casas vinculadas com o estilo da época e que nos levou à casa de Cervantes. É a rua mais comprida da Europa com soportal, que formava parte do bairro dos judeus. 
Para repor energias, estão, em grande variedade, tascas, cafeterias e padarias, e com produtos da terra de grande qualidade!

















Hospital Antezana, foi fundado em 1483 e está em funcionamento até hoje, sendo um dos Hospitais mais antigos da Espanha. Diz a tradição que trabalhou ali como cirurgião Rodrigo de Cervantes, pai do escritor. Destaca a arquitectura mudéjar e o pátio central com colunas e corredores de madeira que dá acesso a onde esteve hospitalizado, em recuperação, São Inácio de Loyola, depois da viagem a pé de Barcelona a Alcalá. 








A meio desta Rua encontramos a casa de Cervantes. Um museu belamente apetrechado com elementos da época e com tudo aquilo que rodeou a este génio da literatura. 
No meio da rua encontramo-nos com as estátuas dos dois principais protagonistas do Quixote. 
Foi nesta casa que nasceu e onde viveu os primeiros anos da sua vida.
Conta com um importante fundo bibliográfico em diversos idiomas. Também se desarrolham espetáculos teatrais e conferências.  





































Ao fundo da rua a Praça dos Meninos Santos. Foi nesta praça, como diz a tradição, onde foram executados, pelos romanos, os dois meninos, Justo e Pastor, por defender o cristianismo. 
Estamos ante a Catedral-Magistral. Antes uma capela feita para albergar os restos mortais dos meninos. Hoje uma Catedral e Magistral porque nela todos os canónicos eram doutores el Teologia, pois na cidade encontrava-se dita Faculdade. 
No exterior, destacável o pórtico e a torre campanário. No interior existe uma cripta com os restos mortais dos meninos e a pedra sobre a que foram sacrificados. Também diversos altares e um órgão espetacular. 



































O Palácio Arcebispal impressiona pela arquitectura e dimensões.  Nesta cidade residiam os arcebispos de Toledo. O edifício actual foi destruído e remodelado em várias ocasiões, incluindo um grande incêndio em 1939 com consequências devastadoras, pois só ficou uma fachada de pé. 
Foi neste Palácio, onde se efetuou a primeira entrevista da Rainha Isabel a Católica com o navegador Cristóvão Colombo para negociar a viagem à América. 
O conjunto faz parte duma praça chamada a das Bernardas, onde também se encontra o Museu de Arqueologia Regional. 






























Entre cegonhas, habitantes perenes, e jardins, esta rosa para ti...


TAMBÉM O DESEJO DE BOAS FESTAS




28 comentarios:

Franziska dijo...

Primero tengo que felicitarte. Es cierto que nos tienes acostumbrados a reportajes muy detallados sobre los lugares que visitas pero, en esta ocasión, creo que te has superado a ti mismo en muchos aspectos.
Creo que es un acierto que esté redactado en tu lengua y que el trabajo haya sido claro -hasta yo que no sé portugués, lo entiendo todo- le da mucha gracia al relato y, en mi opinión, lo embellece.

Conozco bien Alcalá de Henares ya que vivo en ella y tengo que reconocer que todo lo que es primordial e incluso los detalles más delicados, aparecen en las imágenes y explicaciones que el lector puede recibir.

La calidad de las fotografías es muy buena y yo diría que algunas de las nocturnas pasa de buena a bellísima.
Entre las fotos de las cigüeñas hay una que es de premio en un concurso, me ha encantado. La atención dedicada tanto a exteriores como a interiores, los apoyos de las oportunas explicaciones, en fin, creo que he justificado mi felicitación.

La verdad es que podría seguir porque es un torrente de imágenes y hay que reconocer que ninguna sobra y que todas están llenas de interés. Opino que se merece un vídeo. Creo que sería un acierto intentarlo.

Las fotografías son memoria viva de los hechos, de este modo, puedo afirmar que siempre vas a recordar el tiempo que le dedicaste a "patear la ciudad" -perdona en castellano nos expresamos de este modo- y claro, a partir de ahora, los alcalainos estamos en deuda contigo. Gracias por todo y por la rosa. Un abrazo infinito en el espacio de la vida que aún nos queda por gastar. Volveré en otro momento para prestarle más atención a tu reportaje.

Sandra Figueroa dijo...

Amigo mio, que belleza, que hermoso recorrido por tus fotografías....cada foto es perfecta y bella a mis ojos que desde lejos te saludan. Gracias amigo por estar siempre y por este hermoso paseo. Cuidate amigo.

Graça Pires dijo...

Mais uma reportagem fotográfica magnífica. Obrigada por partilhar…
Que tenha um Natal cheio de Amor e que o Novo Ano lhe traga tudo o que deseja.
Boas Festas!
Um beijo.

Justine dijo...

Uma cidade monumental, belíssima e cheia de história, que os espanhóis tão bem sabem preservar!
Obrigada pela lição em jeito de reportagem, pelo voo das cegonhas e pela rosa!!
Abraços, amigo

Duarte dijo...

Franziska,
y yo agradecer. ya te había dicho que tenía la intención de hacer algo excepcional. Si, tu apoyo ha sido tan elocuente que podía hacer otra cosa, el resto es fruto de un aparato que es muy bueno.
Lo hice en português porque los amigos que vienen a este blog, aún que se defienden muy bien con el idioma castellano, merecen este detalle.
Gracias, vaya piropo!

Por eso lo hice, que no fue más que seguir tus enseñanzas.

Imagino que es la de la cigüeña de pata alzada. Mientras enfocaba no hacia más que decir para mí mismo, que no se mueva. Es que los pájaros nunca estão quietos, exceptuando las cigüeñas, y esta en particular.
Sí, me he esmerado, y mucho, ante quien como tú maneja la cámara con arte y tratándola de tu.

Cuando tenga un ratito voy intentar lo del video...

Como siempre digo, las ciudades son libros que se leen con los pies, por eso es imprescindible patear sus calles. Eso dicen mis alumnos y los amigos, tenías que ser embajador de Portugal, por lo mucho que divulgas tu tierra. Pero no se enteran, pues ni me dicen "olá". Les escribí para hacerles saber lo que estamos haciendo en Valencia, y ni me contestaron. Muchos de los libros de los que disponemos son regalos de amigos, o los he comprado yo.
En Alcalá he visto una entrega total en toda la ciudad, con una gran entrega por tu tierra, como la cuidan, y que gente tan amable...
De momento me siento feliz, pues hemos sido muy felices en Alcalá de Henares. En gran parte gracias a TI.

Abrazos de vida, querida amiga, y ojalá nos volvamos a ver muy pronto.


Mariazita dijo...

Querido amigo Duarte
É perfeitamente compreensível esse sentimento de que esta tua visita só serviu para despertar em ti o desejo de voltar.
Pela excelente amostragem fotográfica e a vasta informação fornecida, também a nós, leitores, cresce a vontade de visitar Alcalá de Henares.
As fotos estão excelentes, mas, se me permites, faço uma referência especial às das cegonhas. É uma ave de que gosto imenso (aliás, gosto imenso de pássaros) e sempre que tenho oportunidade fotografo-as. Tenho algumas belíssimas.
Já fui a Madrid inúmeras vezes mas nunca a esta magnífica cidade que acabei de conhecer através dos teus olhos (que tão bem a fotografaram) e dos teus dedos (que tão bem a descreveram). Numa próxima visita à capital espanhola tenho que incluir, no roteiro, Alacalá de Henares.
Muito teria que dizer do muito que aqui apreciei. Infelizmente não disponho de muito tempo (problemas de saúde a nível familiar). Mas saio “de papinho cheio” – como dizemos em Portugal e cuja expressão talvez conheças...😊
Aproveito para desejar Boas Festas e Feliz Natal.
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Majo Dutra dijo...

Grata pela excelente reportagem, Amigo.
Um verdadeiro museu muito bem conservado e preservado,
porém participar na intimidade da moradia de MCervantes
encantou-me.
Muito belo e perante tanta grandeza, com humildade,
cito a minha postagem...

'Um Natal Feliz' no 'A Vivenciar a Vida'

Besitos, Duarte.
~~~~



Duarte dijo...

Sandra,
han sido dos dias intensos, pues en cada esquina había algo digno de fotografiar, y sabes lo mucho que me gusta este arte! Es una ciudad para visitar despacio, saboreándola.
A mí también me ha gustado este paseo contigo.
Abrazos de vida y... cuidate mucho.

Majo Dutra dijo...

Então, agradeço também à talentosa Franziska.

Abraços para ambos com votos de Festas Felizes.
~~~

Duarte dijo...

Graça Pires,
obrigado amiga, por tão boas intenções. Estes afectos fazem sentir-se feliz.
Quando viajo quero trazer tudo comigo, como não posso, faço fotografias.
Boas Festas, com tudo de bom, com um grande abraço

Maria Rodrigues dijo...

Magnifica reportagem.
Para si e para a sua familia desejo um Natal muito Feliz e um Ano Novo repleto de incontáveis momentos de alegria, saúde, sonhos realizados, paz e amor.
Um grande abraço
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Majo Dutra dijo...

Gosto muito das tuas flores perfumadas de gentileza.

⭐ É nestes dias de natividade que surge a necessidade de expressar o amor que sentimos e, mais do que nunca, a Amizade surge como forma de Amor.
Terno abraço, Amigo.
~~~

Duarte dijo...

Zé,
foi a única rosa que vi por aqueles jardins. Bom, também estamos em Dezembro... mas não en Janeiro, como Isabel.
Sim es Espanha cuidam o Patrimonio.
A ideia de Cisneiros frutificou e segue em pé, convertendo-se numa cidade universitaria, e, como tal, jovem.
Também por lá andam os jesuitas, o que quer dizer que têm futuro.
Um grande abraço e a melhor saúde

Duarte dijo...

Mariazita,
Quando isso se consegue quer dizer que existe afinidade de gostos e, ante tudo, o desejo de correr mundo.
Na praça maior de Trujillo conseguí fazer boas fotos de cegonhas no seu deambular de telhado em telhado.
Na próxima visita à capital não percas a oportunidade, vais gustar.
O meu desejo é que a tua saúde e a dos teus melhore e que sejais muito felizes.
Continuação de boas festas com um grande abraço

Duarte dijo...

Majo,
gostei de tudo, numa cidade na que tudo está ao alcance da mão. Fui feliz por aquelas latitudes rodeado de arte e muito saber. Até teatro na rua!...
Continuação de boas Festas.
Abraços de vida

Ulisses de Carvalho dijo...

Várias belas imagens! Em algumas dá vontade de entrar dentro da fotografia somente pra estar ali por um momento. Muito bons os registros. Abraços.

Duarte dijo...

Majo,
Francisca foi incansável e contribuiu a que tudo fosse muito mais fácil em terra estranha.
Obrigado e continuação de boas festas.
Beijinhos

Sandra Figueroa dijo...

Aquí estoy amigo, para desearte un Feliz Año Nuevo y darte las gracias por todos estos años de amistad que me has brindado....Te deseo lo mejor hoy y siempre. Cuídate mucho mi fiel amigo Duarte. Desde México te mando un fuerte abrazo y mis saludos.

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
obrigado, amiga, por tão boas intenções. Que assim seja e para ti como sempre o melhor e, como não pode ser dotar maneira, um BOM 2019.
Beijinhos

Duarte dijo...

Mariazita,
a tua sensibilidade, o teu sentir, emocionam-me. Obrigado.
Continuação de boas festas.
Um grande abraço

Duarte dijo...

Majo,
sim, tudo aquilo que tem que ver com o muito amar e o profundo sentir, é para compartir. Para nada o superfluo.
Abraços de vida, querida amiga.

Duarte dijo...

Ulisses,
é o que observo e como gosto retenho... fotografando.
Obrigado.
Abraço

Elvira Carvalho dijo...

Já por aqui andei passeando pela cidade através dos seus olhares. Porém com dificuldade em ler as explicações, o olho esquerdo à espera de que o direito fique bem para ser operado, e o direito que teima em me mostrar um mundo nublado, saí sem comentar.
Hoje vim rever a cidade e ler as legendas.
Bonita cidade esta amigo.
Aproveito para mais uma vez desejar que o ano 2019 seja aquilo que desejais que seja.
Grato abraço a todos vós.

Duarte dijo...

Sandra,
ganas tengo de que nos reencontremos en tu Monterrey. Sería fantástico!
Los buenos amigos siempre están presentes.
Gracias y un muy feliz 2019.
Abrazos de vida y cuídate mucho.

Duarte dijo...

Mariazita,
quanta razão tinha o nosso compatriota Luíz! Mas nem o passar dos anos fez com que os políticos rectificassem...
Agradeço os teus afectos e espero estar à altura na reciprocidade.
Feliz 2019 com boa saúde.
Abraços de vida.

Duarte dijo...

Elvira,
claro que sim, estamos em contacto e até nos comunicamos por telefone.
Desculpa mas ainda não te tinha visto neste passeio.
O que mais lamento é o processo pelo qual estás a passar. Sei que o vais superar a curto prazo e o incomodo que isso é.
Continuação de festas felizes e boas entradas, nas que superas esse inconveniente.
Um grande abraço de toda a família para vós.

Everdina Kleeb- van Dongen dijo...

Como te ha gustado mi felicitación amigo. Te deseo una vez mas los mejores deseos para el 2019 para ti y Pepa. Tu amiga que ha disfrutado de tu paseo por la historia. Hasta el martes cuando regresamos a nuestras queridas Aulas.
Beijihnos Diny.

Tais Luso de Carvalho dijo...

Encantada com essa postagem, um luxo!
A casa de Cervantes, a imensa e linda rua, as Igrejas, as artes...enfim, nota 1000 por esta rica postagem que nos acrescenta bastante, gratíssima, amigo Joaquin!
Beijo, um lindo 2019, 'reitero' à você e sua família.