miércoles, 15 de mayo de 2019

MOLLE ANTONELLIANA - TORINO



Esta imponente estructura domina la ciudad con su alta cúpula como punto de referencia del paisaje urbano. 





 Este edificio fue construido en la segunda mitad del siglo XIX siguiendo un proyecto del arquitecto Alessandro Antonelli de ahí su nombre. Con una altura de más de 160 metros, la Mole tiene una base cuadrada donde se alza una cúpula, con una columnata; conocido también como el "tempietto"debido a su aguja delgada.  Un ascensor panorámico permite el acceso al "tempietto"para admirar la ciudad y los alrededores.





La Mole en la actualidad alberga el Museo Nacional del Cine, que es importante por su patrimonio y por la originaria  instalación en los espacios de esta arquitectura excéntrica. 



































Inicialmente iba a ser una sinagoga: aún quedan vestigios de ello. 


Como siempre esta flor para TI...





27 comentarios:

Elvira Carvalho dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Elvira Carvalho dijo...

Uma excelente reportagem fotográfica que me levou a visitar um museu muito interessante.
Obrigada pela mensagem de apoio, nesta fase critica em que me tenho encontrado.
Grata pela flor.
Abraço para todos,
Abraço especial para si e sua esposa.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Uma bela cidade, gostei deste magnifico museu.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Justine dijo...

Estive em Turim em trabalho e pouco vinda cidade...é altura de voltar, nem que seja apenas para visitar esse belíssimo edifício e o apelativo museu do cinema.
Obrigada pela sugestões, amigo

Duarte dijo...

Elvira,
estamos atentos ao que vais informando e desejamos que a recuperação total não demore.
É o Museu Nacional de Itália. Uma excelência. Imacta e muito onde está ubicado.
Obrigado, e digo-o em plural.
Abraçamos-te bem forte.

Sandra Figueroa dijo...

Una belleza de fotos amigo Duarte. Y que lindo es pasar a leerte. Saludos desde mi Monterrey.

Duarte dijo...

Francisco Manuel,
a mim também me impressionou, não pensei ver algo assim. Como toda a cidade. As perspectivas foram superadas, felizmente.
Um grande abraço para uma boa semana.

Graça Pires dijo...

Excelente reportagem fotográfica, meu Amigo.
Obrigada pela flor.
Uma boa semana.
Um beijo.

rendadebilros dijo...

Tem-me atacado uma grande preguicite. Apercebi-me que não fazia um post ou comentário há mais de um mês. É a Primavera! Mas sim, está tudo bem e vejo que o amigo também. Continua com os importantes registos fotográficos e apontamentos para podermos seguir as viagens. É um gosto perceber que está em forma, como sempre. Abraço.

Duarte dijo...

Zé,
amiga, nada tens a agradecer, vais ver muito mais nestes dias.
A cidade mudou muito, dizem eles. como todas as cidades sujeitas ao progresso. A industria saiu da cidade e tudo é mais atrativo. Não imaginava e gostei muito. Excepto a comida italiana com a que não encaixo.
Volta, vais gostar.
Abraços de vida, querida amiga

Duarte dijo...

Sandra,
gracias por tus afectos, siempre tan amable.
Ganas tengo de volver a tu Monterrey.
Abrazos de vida, querida amiga

Maria Rodrigues dijo...

Muito interessante o museu e o edifício, a vista lá de cima deve ser espectacular.
Excelente reportagem.
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

rosa-branca dijo...

Amigo Duarte, já tinha saudades de passar por aqui. Fiquei fascinada com tão belas fotos. Bom fim de semana e beijos com carinho

Duarte dijo...

Graça Pires,
é aquilo que pude ver através da objetiva. Se gostaste eu encantado.
Mereces todas as flores... como escreves!
Beijinhos e um bom fim de semana

Tais Luso de Carvalho dijo...

Fantástico, Museo Nacional del Cine! E que arquitetura, meu amigo!
Belíssima postagem com tantas fotos históricas.
Aplausos, sempre pelas tuas belíssimas postagens!
Um ótimo fim de semana, Duarte.
Beijo!

*adorei a flor.

Duarte dijo...

Rendadebilros,
o mais importante é que estejas bem, assim como os teus.
Sim, notei a tua ausência.
Aguarda esses registros fotográficos aos que me tens adito.
Um grande abraço

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
Sim, umas vistas de inveja mas não só dai pois a cidade está rodeada de colinas e picos dos Alpes pintados de branco.
Beijinhos e uma boa semana

Duarte dijo...

Rosa Branca,
Que alegría saber de ti. Passa sempre que possas e não deixes de postar é todo um deleite para os sentidos.
Beijinhos

Os olhares da Gracinha! dijo...

Muito obrigado por dar a conhecer este interessante e belíssimo espaço!!!
Resto de boa tarde!

Jaime Portela dijo...

Magníficas fotos.
E, depois de as ver, fiquei com pena não ter passado por Turim quando visitei a Itália...
Caro Duarte, continuação de boa semana.
Abraço.

Majo Dutra dijo...

Sempre atento ao pormenores arquitetónicos que também muito admiro.
O museu do cinema é uma maravilha.
Também agradeço a flor e a tua delicadeza.
Abraço cordial, estimado Amigo.
~~~

Duarte dijo...

Tais,
também me impressionei. O edificio é o ex-libris da cidade.
Gosto de expôr aquilo que oa meus olhos percebem e a câmara capta,.
Feliz se gostaste.
Beijinhos

Duarte dijo...

Gracinha,
foi aquilo que vi e que mais me impressionou.
Obrigadinho por seguir-me.

Duarte dijo...

Jaime,
volta que vais gostar. Foi uma cidade que me surpreendeu positivamente.
Uma boa semana e um grande abraço

Duarte dijo...

Majo,
neste caso o impacto já estava anunciado. deduzido pelas vistas que fui obtendo. Mas nada tinha que ver com a realidade, é impressionante!
Uma cidade que me impressionou muito positivamente.
Tudo o tens bem merecido.
Beijinhos com afecto

Silenciosamente ouvindo... dijo...

Muito feliz por ver através de si

este maravilhoso Museu do Cinema em Turim.

A m/vida profissional e de meu marido foi

na área do cinema, e portanto é sempre com muito

interesse que vejo tudo o que esteja relacionado

com o mesmo.

O amigo enriquece-me a nível cultural através

das suas reportagens/partilhadas.

Um bj.

Irene Alves

Duarte dijo...

Irene,
o museu ésta pleno de historia e engancha. O salão das câmaras com cadeiras inclináveis ajuda a ficar ali horas perdidas.
As vitas desde o cimo, espectaculares, com Turim ali aos pés.
Abraços de vida, querida amiga