sábado, 15 de junio de 2019

MUSEU EGÍPCIO DE TURIM


A cidade de Turim e o Egipto têm uma relação antiga e profunda. Apesar de serem dois lugares completamente diferentes, há uma coisa que os UNE: o MUSEU EGÍPCIO, pois o de Turim é o segundo mais importante do mundo, em relação com o do Cairo.




Depois de 5 anos de reformas, o Museu Egípcio de Turim foi reinaugurado em 2015. Passou a ser duas vezes maior: são 10.000m² e agora com 3500 peças. É necessária uma manhã completa para efetuar a visita, ou uma tarde inteira!














O Museu Egípcio de Turim está num palácio barroco do século XVII e foi criado em 1824, convertendo-o no museu egípcio mais antigo do mundo. Tudo começou quando, naquele ano, Bernardino Drovetti, cônsul no Egito, vendeu a Carlos Félix de Saboia a sua coleção de múmias, papiros e estátuas por uma verdadeira fortuna. Desde então a coleção foi enriquecendo-se com os achados provenientes de escavações realizadas por um importante arqueólogos e o diretor do museu no final do século XIX, Ernesto Schiaparelli, e pela chamada Missão Arqueológica Italiana que esteve entre 1900 e 1935.





Destacam-se muitos fatores neste MUSEU, assim com maiúsculas, mas especialmente como tudo está de bem cuidado. Vitrines limpíssimas com as peças bem cuidadas e melhor identificadas. A modernidade dentro da antiguidade vai de mãos dadas em cada detalhe. Também destacam espaços amplos ante tanta abundância de elementos. Tudo está ao alcance dos nossos olhos sem o menor esforço. 

Mas o melhor é que me sigais...
































































































Gostaste? Espero que sim.
Eu muito. 



Horários de abertura do Museu Egípcio de Turim
·      Às segundas-feiras, das 9 às 14h (a bilheteria fecha às 13h)
·      De terça a domingo, das 8h30 às 19h30 (a bilheteria fecha às 18h30)

26 comentarios:

Tais Luso de Carvalho dijo...

Se gostei? Muitíssimo, se algum dia for lá, acho que vou chorar ao poder ver tão de perto a história da humanidade. Demais!
Aplausos, Duarte, maravilha de postagem!
Beijo, um ótimo fim de semana.

Maria Rodrigues dijo...

Um museu muito interessante, uma brilhante reportagem.
Bom fim de semana
Um abraço
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Sandra Figueroa dijo...

Interesante y hermosas fotos, por ahí me quedo perdida, me encanta. Te dejo un abrazo Joaquin y mis saludos. Cuídate mucho amigo.

Elvira Carvalho dijo...

Fantástica reportagem. Não sei se por causa dos relatos bíblicos, se pelos filmes antigos, o Egipto sempre exerceu sobre mim um grande fascínio.
Muito obrigada por esta partilha.
Abraço e bom domingo

María dijo...

Preciosa exposición, arte y belleza.

Un placer ver tu hermoso reportaje mi querido amigo Duarte.

Un beso enorme.

Graça Pires dijo...

Foi bom visitar o Museu Egípcio de Turim através da sua reportagem fotográfica. Obrigada. Uma boa semana.
Um beijo.

Justine dijo...

Decididamente tenho de voltar a Turim, depois deste teu convite irrecusável. Que beleza nos mostras, amigo

Duarte dijo...

Tais,
fico feliz com isso, essa foi a minha intenção. Obrigado.
Esta visita criou em mim a necessidade de ir à origem e já tenho viagem agendada.
Sim, Impressionante!
Um grande abraço e uma boa semana

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
assim é. Nunca pensei ir a encontrar este patrimonio cultural egipcio fora do Egipto: fiquei maravilhado!
Obrigado, amiga.
Um grande abraço

Duarte dijo...

Sandra,
y no lo he fotografiado todo, ni he colocado en este espacio la totalidad de lo que fotografié: es espectacular, impresionante!
Gracias por tus afectos, querida amiga. Abrazos de vida

Francisco Manuel Carrajola Oliveira dijo...

Um museu com peças muito valiosas, gostei de ver meu amigo e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Duarte dijo...

Elvira,
é uma das minhas cadeiras por aprovar. Há anos tive oportunidade de ir e não o fiz porque tinha o meu pai muito doente. Depois a inestavilidade na zona. Agora que parece que tudo se normalizou estamos a pensar en ir até lá e, então, poder ver o que considero será mais interessante ao estar na sua origem.
Se foi do teu agrado, eu encantado.
Um grande abraço nosso.

Duarte dijo...

María,
cómo me deleito y disfruto con lo que haces, querida amiga!
Te abrazo muy fuerte

Rosa dos Ventos dijo...

Por tua conta viajo e aprendo sem sair desta cadeira!

Abraço

La Gata Coqueta dijo...

La visita a museos de esta envergadura nos abren un abanico de posibilidades ampliando el conocimientos de otras culturas y otros tiempos.

Realmente has hecho una exposición magnifica de todo lo visto.

Un cordial saludo
y hasta otro momento deseando tengas un agradable comienzo de semana.

Mari

Duarte dijo...

Graça Pires,
fico feliz com isso.
O facto de aplicar-me está relacionado com a grande qualidade do recheio do Museu.
Beijinhos

rendadebilros dijo...

Uma visita a um Museu fantástico sem sair de casa, graças a ti! Espero que estejas bem. Pelas terras altas de Portugal, tudo tranquilo. Abraço.

Duarte dijo...

Zé,
fazes bem. Não te srrependerás! Esta cidade sopreendeu.me muito positivamente. Menos a comida, aliás como em toda Itália.
Beijinhos

Duarte dijo...

Francisco,
é o segundo em importância do mundo, só superado neste tema pelo do Egipto.
Bom fim de semana com um grande abraço

Duarte dijo...

Rosa,
não está nada mal, e eu feliz com a tua companhia.
Abraço

Duarte dijo...

Mari,
muchas gracias.
Es una gran satisfacción tenerte por aqui, querida amiga.
Turín, atrae en casi todo, pero este museo merece una mención especial.
Aparece siempre.
Un gran abrazo y continuación de buen fin de semana

Duarte dijo...

Rendadebilros,
o meu desejo é que também estejas bem e disfrutando da vida intensamente.
Gostei desta visita contigo.
Besitos e cuida-te muito

Everdina Kleeb- van Dongen dijo...

En tu vida tenías que haber sido arqueólogo y fotógrafo, como sabes disfrutar de la vida y hacer feliz los amantes de tu bloc con tus últimos y anteriores reportajes. Que sigues disfrutando igual en los meses que nos quedan de vacaciones Beijihnos cariñosos de tu amiga Diny.

Duarte dijo...

Diny,
me alegra que te agrade, tu que me has acompañado en muchas de mis andaduras fotográficas.
Lo voy a intentar, ya veremos como me sale.
Un gran abrazo, querida amiga, y feliz verano!

Majo Dutra dijo...

Gostei muito de ver, Amigo.
Fiquei especialmente maravilhada com os pequenos objetos e estatuetas...
O barco de madeira transportando tanta gente! Parece perfeito.
Agradeço.
Òtimas férias e excelentes passeios.
Abraço grande.
~~~~

Duarte dijo...

Majo,
nunca pude imaginar encontrar tantas peças importantes afastadas da suia origem.
Obrigado amiga.
Beijinhos