miércoles, 15 de octubre de 2014

LIBRARIA LELLO & IRMÃO





Hace unos días he vuelto a reencontrarme com mis raíces y, como no podía dejar de ser, he vuelto a la librería Lello. Si, es una visita obligada simple que voy ao PORTO, como la que siempre hago a Majestic y a la Iglesia de Santa Clara...






Tudo começou em 1869, no ano em que foi fundada na Rua dos Clérigos a Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Com o falecimento de Chardron, aos 45 anos de idade, a casa editora foi vendida à firma Lugan & Genelioux Sucessores.
Em 1894 Mathieux Lugan vendia a Livraria Chardron a José Pinto de Sousa Lello, que possuía uma livraria na Rua do Almada. Associado ao irmão, António Lello, mantêm a Livraria Chardron, com a razão social de José Pinto de Sousa Lello & Irmão, até 1919, ano em que o nome da sociedade muda para Lello & Irmão Lda.
O actual edifício foi inaugurado em 1906, com a presença no dia de abertura de, entre outros, Guerra Junqueiro, José Leite de Vasconcelos e Afonso Costa.
Em 2008 o jornal inglês The Guardian considerou-a a terceira mais bela do mundo.





¡Qué ARTE!

¿La conoces?

Si vas a PORTO no dejes de verla... ¡te encantará!

30 comentarios:

L e n a dijo...

Muito linda Duarte !
se for ao Porto como espero que aconteça, irei visita-la de certeza. Depois é um sitio onde gosto de estar no meio daquele cheiro dos livros.

Beijinhos amigo Duarte

Unknown dijo...

Uma preciosidade aqui tão perto.
Maravilhosa toda a construção e decoração interior e exterior.

Elvira Carvalho dijo...

Desconhecia completamente. Na verdade nunca fui ao Porto embora passasse por lá pelo menos uma vez por ano quando estava empregada e a firma ia todos os anos expor na Exponor.
Depois disso passei por lá duas vezes sem ser a trabalho. Deu para uma visita à Torre dos Clérigos, fazer o circuito das pontes por barco e visitar a Ribeira. Nada mais.
Obrigada pela sugestão. Não vou esquecer quando lá voltar, pois o que se vê nas fotos é lindo.
Um abraço

Duarte dijo...

Lena,
sei que vais passar pelo Porto e teria imenso gosto em acompanhar-te nessa incursão.
Não deixes de visitar o sótão, um delirio para os amantes dos livros com edições próprias.
Um grande abrazo, querida amiga

Duarte dijo...

Luis,
assim é e bem merece uma visita demorada.
Actualmente não deixam fotografar, querem vender as que tem na loja, mas é um desfrute cheirar a papel e deixar-se embeber pelo ambiente que ali reina.

Claudinha ੴ dijo...

Que maravilha Duarte! Meu sonho de consumo é me perder numa livraria assim... Ah, estou encantada! Aproveitei para voltar à infância e lembrar da coleção Lello Universal que me foi apresentada pelo meu avô materno. Filho de português com descendente de índia. Obrigada por esta viagem ao tempo! Adorei, magnífica!

M. J. Verdú dijo...

Como siempre, Duarte nos presentas la belleza arquitéctónica, en este caso, de Porto y sus magníficos edificios.

Gracias por hacernos vaijar y soñar

Duarte dijo...

Elvira,
farás bem, Porto bem merece a tua visita.
Estamos ante uma das cidades mais belas do mundo, a Invicta!
Se coincidimos terei imenso gosto em fazer de cicerone.
Um grande abraço de boa amizade

Silenciosamente ouvindo... dijo...

Mais um excelente serviço de
divulgação que o amigo faz.
É realmente uma obra de arte
que merece a visita de muitos
e muitos e muitos.
Tenho a sorte de a conhecer,
mas voltarei sempre com prazer.
Bj. amigo
Irene Alves

Anajá Schmitz dijo...

Que riqueza, e os vitrais um sonho. Uma pena que não se faça mais. Arquitetura deste tempo era muito linda as modernas são ferros retorcidos chamados de arte. Quanta diferença de tempos.
Tenha um ótimo dia.

Duarte dijo...

Claudinha,
também tenho algum livro da Lello, são uma maravilha.
Fico feliz ao conhecer esta causa efeito.
Estive ligado ao mundo editor durante 40 anos.
Um grande abraço

Duarte dijo...

María Jesús,
esa es mi intención que conozcáis las maravillas de mi tierra. Igual que divulgo las de esta tierra.
Si es de tu agrado, yo tan feliz.

São dijo...

Um lugar lindo , a quem as tuas magníficas fotos nada roubaram da beleza -antes pelo contrário.

Abraço caloroso e que tenhas óptimo fim de semana, esperando que tudo esteja bem contigo, amigo mio.Eu estou bem.

Justine dijo...

Um local mágico no Porto! Onde se sonha acordado!
Que bom teres feito esta belíssima reportagem, Duarte. Obrigada!
Bom fim de semana e bom dia de festa :-))))))))))

Duarte dijo...

Irene,
é duma visita obrigada estando no Porto.
Fazes bem.
Abraços

Duarte dijo...

Minha vida de campo,
e que grande diferença, muitas vezes que nem se entende, até depois de ser-nos explicada.
Feliz dia!

Reflexos Espelhando Espalhando Amig dijo...

Puxa!
Que lindas imagens!
No Brasil, no RJ
há um local muito parecido com
uma dessas imagens
é o Real Gabinete Portugues.
Voltarei mais vezes para
me encantar com seu blog.
Bjins
CatiahoAlc.
http://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com.br/
http://reflexodalmafase2014.blogspot.com.br/

Maria Rodrigues dijo...

Que local lindo, quando fôr ao Porto tenho de ir visitar.
Beijinhos
Maria

Kalinka dijo...

OLÁ DUARTE
Hoje vim visitar-te
Após 4 dias num passeio por Espanha
e, que encontro?
...Hace unos días he vuelto a reencontrarme com mis raíces y, como no podía dejar de ser, he vuelto a la librería Lello. Si, es una visita obligada simple que voy ao PORTO, como la que siempre hago a Majestic y a la Iglesia de Santa Clara...

Quer dizer...
Gosto do teu artigo
NÃO GOSTO é de ver que conseguiste fazer fotos dentro da Livraria, quando eu lá estive apenas 1 vez, achei que seria digna de uma visita, mas saí mal disposta pela falta de simpatia dos funcionários que PROIBIRAM-ME de fazer fotos,
quando eu fui muito educada
e lhes perguntei se podia fazer algumas fotos...
Depois, subi as escadas e lá em cima encontrei 2 pessoas a fotografar
Fiquei "aparvalhada" e perguntei-lhes como tinham permissão p/fotografar?
Responderam:
não pedimos autorização!
...
MUITO BEM
este País, os Portugueses são mesmo assim: quando alguém é educado e pede autorização é tratado "abaixo de cão"
Quando as pessoas não dizem nada, é que se safam...
Estou farta de injustiças.
JUREI nunca mais lá voltar!!!

No teu caso, conseguiste várias e belas fotos.
Obrigado pela partilha.

Kalinka dijo...


OLÁ DUARTE

sou a Kalinka / Tulipa / Ester

como escrevi no comentário acima
estive 4 dias num passeio por Espanha

Logicamente que vou fazer vários posts sobre os lugares que visitei
Tudo novo para mim, excepto San Sebastian que eu já conhecia...

Caso queiras acompanhar o 1º artigo que fiz - sobre Burgos - é só ires até ao meu blog:
ANO SABÁTICO

http://tempolivremundo.blogspot.pt/

Beijinho meu
Tulipa

Rosa dos Ventos dijo...

Então não havia de conhecer esta preciosidade?! :)

Abraço

Rodolfo N dijo...

Una belleza espectacular y tu reencuentro con tu tierra. Como puede ser posible tanta hermosura ?
Con mi nieto estamos leyendo la expansión de Portugal y España en la búsqueda de nuevas tierras y riquezas. Y aquí en América en Brasil es hermoso ver la arquitectura de Portugal adaptada a las tierras americanas.
Un abrazo, amigo

Duarte dijo...

São,
faz-me feliz saber que estás bem, está bem merecido.
Sabes que gosto da arte de fotografar... e lá aprendendo.
Um grande abraço, querida amiga

Duarte dijo...

Zé,
tudo saiu bem, felizmente. Ainda andamos às voltas com muita burocracia...
É um sitio idílico para fotografar, não deixam, mas eu pedi e fui correspondido. Isto para os que amamos os LIVROS!
Um grande abraço, querida amiga

Duarte dijo...

Reflexos...
Encantado que assim seja, aqui sempre encontrarás uma pessoa amiga.
Abraços

Duarte dijo...

Maria,
não te vais arrepender. É uma maravilha!
Um grande abraço

Duarte dijo...

Ester,
estive em contacto com eles em algumas ocasiões, quando trabalhei no mundo editorial. Por isso a facilidade para conseguir estas fotos. Assim como a visita aos escritorios, onde estão as grandes jóias, e aos sótãos onde está o armazém. Vi maravilhas!!!
Abraços de amizade

Duarte dijo...

Ester,
não leves a mal, eles tem que vender o material do qual dispõe. fazer o seu negocio, que ademais existe em diversas versões, para que esteja al alcance de todos.
Tudo isto é consequência do filme!...
Outro abraço

Duarte dijo...

Rosa,
sei que a conheces bem, o que é obvio para uma intelectual como tu.
Abraços

Duarte dijo...

Rodolfo,
así es, amigo mío. Por eso es una visita obligada, con gran satisfacción, a esta iglesia siem que voy a PORTO.
El Padre Antonio Vieira y los Bandeirantes hicieron lo que han podido... Más tarde D Pedro IV, y Emperador de Brasil, parte de el resto.
Buena iniciativa a dos.
Un gran abrazo