jueves, 15 de junio de 2017

CASTILLO DE SANTA CATALINA - JAÉN

CASTELO DE SANTA CATARINA - JAÉN





Este castelo está situado num promontório que se divisa de todos os pontos da cidade. Desde o qual se podem obter umas fabulosas vistas da cidade de Jaén e de tudo aquilo que a circunda, um espaço natural privilegiado de imensos campos de oliveiras.






O rei Alhamar, mandou construir um Alcácer que se eleva sobre um cerro, lá pelo século IX.  Quando Fernando III conquista a cidade em 1246, ao coincidir com o dia da Santa Catarina dá-lhe esse nome, que ademais passa a ser a Padroeira da cidade.
Esta fortificação sofreu diversas transformações com o passo do tempo, plena de acontecimentos militares. A destacar as invasões napoleónicas, para o que foi reforçado.








Inicialmente estava formando por três fortificações da que tão só se conserva uma, construída depois da conquista castelhana, e parte das muralhas. Nela se alberga um interessante centro de interpretação da história.
As outras duas foram remodeladas e na atualidade fazem parte do Parador Nacional de Turismo de Jaén, com excelentes instalações.































Período artístico: Medieval
Período histórico: Século XII ao XIX

23 comentarios:

Franziska dijo...

¿Qué quieres que te diga? Ha sido una gozada ver lo bien que te manejas con el idioma portugués, disfrutar del interior del castillo -a mi es lo que más me gusta y provoca en mi más reflexiones- lo bien conservado que está, los artesonas, vidrieras, escudos, tapices y todo el ambiente. Ha sido un placer y hay que reconocer que es una joya, por lo que tú nos has mostrado. Un viaje a tener en cuenta, si se presentara la ocasión. Saludos muy afectuosos y cordiales. Franziska

Elvira Carvalho dijo...

Obrigada por este maravilhoso passeio pela história. As fotografias de grande qualidade como sempre com algumas verdadeiramente espetaculares. O Castelo é muito bonito. Adorei.
Um abraço

María dijo...

Qué bonitas son las imágenes, mi querido amigo Duarte, me ha encantado venir a tu precioso rincón, para saborearlas desde las pupilas.

Besos y feliz tarde.

Duarte dijo...

Franziska,
es mi idioma! Como son muchos los visitantes de lengua portuguesa, lo he adecuado para que les sea más fácil.
Es muy bonito y quiero volver.
El Parador está muy bien y la gente es muy amable,
Pero antes tengo que pasar por el de Alcalá de Henares.
Besos y un fuerte abrazo, querida amiga

Duarte dijo...

Elvira,
assim é, está no sitio ideal e a beleza daquilo que o rodeia dá-lhe ainda, se isso é possível, maior encanto.
Volveremos, pois gostamos muito.
Um grande abraço, querida amiga

Maria Rodrigues dijo...

Magnifica reportagem que me levou através das fotografias numa bela viagem virtual, muito obrigado.
É extraordinária a vista do alto do castelo.
Bom fim de semana
Um abraço
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Tais Luso de Carvalho dijo...

Olá, Duarte, eu sou fascinada por castelos, tenho muitos guardados para um dia postá-los. Recentemente li uma reportagem, que aqui no meu Estado há um castelo, é lindo, mas como meu país é novo e minha cidade tem 245 anos apenas, e meu Estado 280, não seria esse castelo daqui que me fascinaria. Adorei sua postagem.
Beijo, amigo! Uma linda semana pra você.

Justine dijo...

Um encanto, essa região por onde andas a revisitar o período medieval espanhol. Que belas fotografias, Duarte! E que bem se deve ficar nesse parador liiiinnnndo:) :)
Um abraço, em dia de tragédia com mais um incêndio devastador

Duarte dijo...

María,
gracias, querida amiga, por tu amistad y sensibilidad, que hacen con que tus pupilas perciban lo que las mias.
Abrazos de vida, amiga mía.

Duarte dijo...

ATÉ CÁ CHEGOU A NOTICIA DA TRAGÉDIA QUE ASSOLA A NOSSA TERRA.
SÃO MUITOS OS AMIGOS MEUS, GENTE QUE AMA O NOSSO PORTUGAL, E QUE ME TRANSMITEM O SEU MAIS PROFUNDO SENTIR COM O QUE A TODOS NOS TEM CONSTRINGIDOS E PREOCUPADOS, ESSE INCÊNDIO DEVASTADOR DE VIDAS, O QUE FAÇO PUBLICO NESTE BLOG.

Duarte dijo...

Tais,
já somos dois, porque ando sempre à procura de castelos, mas medievais! Na Escocia vi castelos y na Franca, mas nenhuns como os de Portugal e da Espanha.
A maioria são moradias amuralhadas ou palacios que nada tem que ver com o que nos agrada.
Aguradarei essas pastagens tuas.
Uma boa semana e muitos beijinhos

Duarte dijo...

Zé,
sim, as instalações magnificas e os empregados atentíssimos. Como se diz aqui "una gozada".
Terrível, querida amiga, o que está a passar na nossa terra. Agora parece que as coisas já se acalmam, mas a que preço!
Um abraço bem forte

rendadebilros dijo...

Provavelmente vou-me repetir, dizendo que é mais uma vez uma grande reportagem e uma boa lição. Mas é a verdade! E só tenho que agredecer também mais uma vez a partilha! Abraço.

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
como se nota que tru sabes destas coisas... Sim, foi com um 24x70 1:2,8 fixo de Nikon, ele teve a culpa!
Obrigado, isso ajuda a melhorar.
Um abraço bem grade, querida amiga.

Duarte dijo...

Rendadebilros,
para mim é um prazer compartir contigo esses momentos, quero que exista reciprocidade. Também me maravilho com as reportagens que fazes. Que fotos, que momentos!!!
Abralos de vida, querida amiga

Silenciosamente ouvindo... dijo...


Gostei muito, mas o amigo deve ter caminhado
umas coisas para chegar ao mesmo.
As fotos como sempre muito boas.
E assim eu vou viajando consigo,
mesmo não estando.
Obrigada pela partilha.
Um abraço, amigo.
Irene Alves

Manuel A Lopes dijo...

Belíssimo trabalho que permitiu que eu ficasse mais rico. Parabéns Joaquim e a viagem continua. Um abraço

Duarte dijo...

Irene,
O carro chega até ao Parador, o resto é só caminhar entre pedras que rezam historias.
Valeu a pena, pois aquilo é muito lindo, e depois uma boa comida e a descansar
O importante é transmitir algo novo.
Beijinhos, querida amiga

Duarte dijo...

Manel,
é assim a vida, cheia de etapas. Acabamos de chegar de Ordeno. Quando será a próxima? Não creio que demore muito se tudo sai bem.
Obligado, amigo meu.
Um abraço bem grande

tulipa dijo...



Amigo Joaquin
Muito obrigado pela partilha desta tua visita
um maravilhoso passeio pela história.

Belas as fotografias, que ajudam imenso a perceber melhor tudo o que visitaste.

Como já te disse, tenho visitado alguns lugares de Espanha,
mas a Jaén nunca fui
Quem sabe, um dia visitarei...

Muito grata pela tua visita ao meu blogue

Como sabes tenho 4 blogues activos
caso queiras acompanhar as minhas férias por
Hong Kong terás que ir a este link:

http://orientevsocidente.blogspot.pt/

As suas palavras incentivam-me!
Beijinho
e quase bom fim de semana.

Duarte dijo...

Tulipa,
aqui estamos à espera de que venhas até Valência.
Fazes bem em viajar, enriquece ao ser.
Abraços de vida, querida amiga

Duarte dijo...

De Diny
Precioso reportaje de Santa Catalina de Jaen. Los folletos publicitarios carecen muchas veces de esta calidad fotográfica. Beijihnos Diny.

Duarte dijo...

Diny,
gracias amiga, por tus piropos, como se nota que salimos juntos de ruta fotográfica!...
Beijinhos