viernes, 15 de diciembre de 2017

PASSEIO PELA CIDADE DE MÁLAGA



Neste passeio, por esta formosa cidade, vou levar-vos pelos sitios que vi, desde a Alameda à rua principal, Calle Lario, e dali até à Catedral e arredores: o Centro.







 Pelo Parque entre jardins...







 Junto do mar... entre o Ensanche e La Malagueta...





Agora vamos ao Centro Histórico...











Castelo de Gribalfaro




O Parador...





Vistas desde o Parador...







Arte nas Ruas...







Com um grande abraço e que sejais muito felizes, hoje e sempre.


Con un gran abrazo que seáis muy felices, hoy y siempre.


26 comentarios:

Graça Sampaio dijo...

Muito belas as cidades espanholas! Imponentes! E que bem que o Duarte no-las mostra! Obrigada.

Boas Festas. Bom Ano Novo!

João Menéres dijo...

Conheço bem o castelo e algumas das caules de Málaga.
Mas nã sabia que o Parador tem estas espectaculares vistas !

Um abraço e obrigado.

Justine dijo...

Uma imponente, bela, serena "senhora", esta cidade de Málaga! Assim ma mostram a tua excelente reportagem, amigo.

Justine dijo...

Ah esqueci-me: Felizes Festas também para ti e todos os teus próximos, Duarte!

CÉU dijo...

Olá, Duarte!

Como está? A família? A profissão? Por aqui, tudo igual e normal. O frio não dá tréguas e eu que detesto o outono e o inverno, mas estou no Hemisfério Norte e nada posso fazer.

Agradeço a sua vista e comentário, tão simpático. Não tenho passado por cá, pke não sei o que o Duarte pensa do meu blogue, ou seja, há quem lhe chame "antro de perdição" e outros de salvação, mas enfim, eu sou eu e sei mto bem como me comporto. tenho alguns comentadores, homens, proibidos pelas excelentíssimas esposas de comentar o k escrevo. Eles em OFF, deixam a apreciação aos meus poemas e vídeo. Não vale a pena proibir, pois há sempre maneira de darem a volta ao "texto".

Cada cidade mais bonita que outra e esta publicação mostra-nos coisas sensacionais. Conheço algumas cidades espanholas, mas Málaga não conheço. Sabe, Duarte, no me gusta la comida espanhola, ni los espanhóis, em geral, pero há exceções, naturalmente. Acho que eles pensam que nós, portuguesitos, somos inferiores em tudo a eles e ainda pensam que estão em 1580. Não estamos, o tempo já avançou, embora conheça portugueses que dizem que Portugal deveria pertencer à Espanha e a Península Ibérica ficava perfeita. Eu penso, precisamente, o contrário.

Gostei muito das fotografias e mto mais da sua paciência e amor ao seu espaço.

Já não postarei este ano, visto que estarei fora após o natal.

DESEJO-LHE UM NATAL NA SUA ESSÊNCIA E UM ANO NOVO BOM, QUE SERÁ FEITO POR CADA UM DE NÓS, EXCETUANDO AS CATÁSTROFES NATURAIS OU AS DOENÇAS.

Um abraço cordial.

Tais Luso de Carvalho dijo...

Olá, amigo Duarte, que maravilha, adoro ruazinhas estreitas, sinuosas. Gostei imenso da arquitetura.
Bem, querido amigo, enfim, chegamos ao fim do ano, mais um Natal, mais um Ano Novo que não sabemos as surpresas que a nós são reservadas.
Desejo a você e sua família Boas Festas, muita paz e alegria!
Um beijo.

Duarte dijo...

Graça,
esta foi para recordares, pois andaste por lá há pouco. Um prazer, querida amiga.
Obrigado, e que sejas muito feliz.
Abraços de vida

Graça Pires dijo...

Gostei de conhecer a cidade de Málaga através da sua excelente reportagem fotográfica. Obrigada pela partilha.
Que tenha um Bom Natal e que 2018 lhe traga tudo de bom.
Beijos.

Mariazita dijo...

Bom dia, Duarte
A minha visita de hoje tem apenas como finalidade desejar BOAS FESTAS.
E, para isso, nada melhor do que fazer-me acompanhar de Mahatma Gandhi (Mahatma – “A grande Alma”), e suas sábias palavras:

“Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a acção.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
(Gandhi)

UM SANTO E FELIZ NATAL!

Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Maria Rodrigues dijo...

Belo passeio, maravilhosamente fotografado.
Meu amigo agradeço e desejo-lhe também um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, alegria, realizações pessoais e profissionais, paz e amor.
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Majo Dutra dijo...

~ Não conhecia nada desta cidade, apesar de
conhecer as suas passas de uva, desde sempre.
Adorei ver a excelente série de fotográfica
que reservaste, e muito bem, para este 'post'
especial. Uma dedicação que muito ensina os
teus amigos.
Joaaquin, tem um Natal muito harmonioso. em
paz e doçura (sentimental e gustativa).
~~~ Grande Abraço, Amigo ~~~

Duarte dijo...

João Menéres,
Amigo, ao subir ao Castelo, e quase a chegar, apenas uns cem metros, há uma saída da estrada à esquerda que é a que dá acesso ao Parador. Aos pés Málaga, a zona marítima donde atracam os barcos de grande calado. Do outro lado, neste caso desde o refeitório, pode ver-se o resto da costa e muitas gaivotas a brincar com o vento.
Quando voltares não perca esta oportunidade, única.
Como em todos os Paradores, um trato extraordinario.
Um grande abraço

tulipa dijo...


Bom dia, Duarte
A minha visita tem uma finalidade principal, entre outras secundárias.

É NATAL
e como prenda no sapatinho, peço que o Joaquin Duarte
passe a ser visita assídua dos meus blogues.
Noutros tempos eramos os dois visitas de ambos,
de repente tudo mudou e eu não entendi.

Depois venho desejar BOAS FESTAS.

Como sabes já visito Espanha há quase 3 décadas,
tinha o meu filho apenas 14 anos
e numa viagem a Málaga fomos assaltados,
o carro foi roubado e tudo desapareceu.

Foi um choque terrível para o miudo, com 14 anos,
hoje já um homem de 43 anos
mas nunca mais esqueceu.

Tenho a dizer coisas muito boas de outras cidades
que tenho visitado mais recentemente
mas de Málaga ficou aquela mágoa e nunca mais lá voltei.

Deixo aqui apenas um dos links
mas tenho mais blogues,
quando quiseres lá ir fico muito grata:

http://pensamentosimagens.blogspot.pt/

Que a Estrela de Belém brilhe no seu coração
proporcionando momentos de Paz Interior
na quadra festiva que se aproxima!!!

Duarte dijo...

Zé, efectivamente Málaga merece uma visita demorada e prolongada. Como toda Andaluzia, arte e senhorio.
Obrigado amiga
Muitos beijinhos e uma grande abraço para um Bom Natal.

Duarte dijo...

Zé,
aí é onde está a diferença, acabamos por estar a desejar-nos o melhor continuamente.
Tudo de bom, SEMPRE.
Abraços de vida

Duarte dijo...

Céu,
Eu, como sempre, reformado e muito atarefado com mil assunto que me distraem com agrado.
Gosto do teu blog e daquilo que escreves, por isso passo por lá e seguirei fazendo-o sempre que não abandones.
Aqui em Valência, as pessoas com as que mantenho contacto não pensam assim. Vivo aqui muitos anos e numa apreciei aquilo que comentas.
Nas Aulas de la Generalitat dou Cultura Portuguesa e são bastantes os que assistem e todos estão enamorado da nossa terra. Devem existir excepções, obvio, mas não nos que me rodeia. Pedro Homem de Melo também pensava assim, mas eram outros tempos.
Estaremos em contacto, claro que sim. Com a minha mulher não tenho problemas nesse sentido.
Abraços de vida e um Bom Natal

Duarte dijo...

Tais,
é o que mais encontramos nestas cidades carregadas de anos e de historia. Principalmente no casco antigo.
Faço meus os teus desejos, pois quero que sejas muito feliz.
Abraços de vida para um Bom Natal.















Duarte dijo...

Graça Pires,
obrigado e tudo de bom para ti, começando pelo Natal.
Beijinhos, querida amiga

Duarte dijo...

Mariazita,
muito obrigado, convida à reflexão.
Algo do que estou convencido desde pequeno, tudo tem que ser conseguido por ti mesmo, com a tua entrega, só assim se vencem obstáculos.
Abralos de vuda, querida amiga, e continuação de Boas Festas.

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
também dei bons passeios pelas tuas reportagens, excelentes.
Continuação de Boas Festas para um bom 2018.
Beijinhos

Sandra Figueroa dijo...

Que hermoso paseo por Málaga entre tus letras y fotos......me he detenido en cada una de ellas a soñar despierta en un día futuro.......siempre sera bello leerte mi fiel amigo Duarte.....mil gracias.....por estar siempre....saludos......cuídate mucho amigo.

Mariazita dijo...

Bom dia, amigo Duarte
ESTA É A MINHA MENSAGEM DE ANO NOVO:
Para desejar um feliz Ano Novo faço-me acompanhar DAS PALAVRAS de Carlos Drummond de Andrade, que muito admiro:
“Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”
FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Duarte dijo...

Majo,
obrigada amiga por tão nobres sentimentos.
Desejo que sigas com a tua recuperação.
Abraços de vida

Duarte dijo...

Tulipa,
lindo aquilo que tão bem expressas.
Feliz 2018 e tudo de bom.
Abraços de vida

Duarte dijo...

Sandra,
tu opaca está plena de belleza, todos bueno y bello a tu alrededor: para mi lo más bello reside en ti.
Abrazos de vida y cuídate mucho

Duarte dijo...

Mariazita,
as tuas palavras são as que me enchem de satisfação, por bom que seja o poeta.
Um grande abraço e Feliz 2018.