viernes, 14 de marzo de 2008

FALLAS 2008





Durante a "CRIDA" a "Fallera Mayor" de Valência fez um chamamento a todo o Mundo para que assistam às "FALLAS", vindo à sua cidade do 15 ao 19 de Março, quando a Festa alcança o seu esplendor.




A partir da chamada à Festa é quando realmente começam as Fallas. Previamente as comissões Falleras já tinham feitos os preparativos, em reuniões periódicas, que fazem no seu local próprio, "El Casal", tanto para eleger as suas falleras maiores, infantil e adulta, o Presidente, assim como o artista que vai fazer a sua Falla, o seu monumento fallero.




Uma das grandes atracções dos festejos é a "Mascletà", pelo menos com a maior concentração de publico, fazem-se todos os dias na praça da Câmara às catorze horas exactas. As "Cabalgatas" (Cortejos) cheias de imaginação, som e cor, são outro grande atractivo, e celebram-se várias; a do "Ninot" (boneco), a folclórica, mouros e cristãos, "Ofrenda" (Oferenda)...




colocados "Plantà". As infantis no dia 14 à noite "noche de la plantà", e as grandes no dia 15, também à noite. No dia seguinte um tribunal passa por todas as FALLAS para atribuir-lhe a classificação, pois recebem um prémio.
Todas as manhãs, a partir da Plantà, faz-se a DESPERTÀ (acordar), às oito da manhã, como um convite diário a levantar-se para a Festa, um grupo de falleros recorrem as ruas do bairro, a que pertence cada Falla, atirando bombas, mas acompanhados da Banda de música, que não deixa de tocar para fazer um acordar mais agradável.






Entretanto a expectação cresce, a ansiedade aumenta; por fim uns ficam radiantes e felizes, e os outros não tanto, mas todos têm a sua FALLA e fazem a sua festa. Começam os dias grandes da festa. O tráfico é cortado em quase toda a cidade e as pessoas passeiam livremente pelas ruas e praças ao som da música e a observar os "pasacalles", (desfiles pela rua com homens, mulheres e crianças vestidas com o fato tradicional; o das mulheres, lindíssimo! Detrás das pessoas desfila a banda de música.
Nas ruas fazem-se fogueiras para cozinhar a PAELLA e todo aquele que passa está convidado. Quem vem a Valência e não come uma boa paella, é melhor que diga que nunca esteve por aqui.






À noite o atractivo são "Los Castillos" (fogos de artificio), principalmente o da última noite "NIT DE FOC" (noite de fogo), quase uma hora de fogo seguido, algo espectacular!




No dia 16 e 17 pela tarde, os falleros e as falleras luxuosamente vestidos e em cortejo pelas ruas da cidade, fazem a "OFRENDA" (oferecimento de ramos de flores) à "Virgen de los Desamparados", que é a padroeira do Reino, da "Comunidad Valenciana". Fora da Basílica da Virgem foi erigido um monumento em madeira com a forma da imagem da Virgem e que vai ser ornamentado com as flores que vão chagando e que umas pessoas especializadas se encarregam de ir montando.




Por fim chega o dia mais triste dos Falleros a "CREMÀ" (queimar a Falla), podem-se ver muitas lágrimas deslizar pelas faces.




Assim são estas festas de grandiosas, únicas no Mundo inteiro, donde chegam pessoas de todo o mundo, utilizando todo tipo de meios de transporte com o fim de não perder uma oportunidade única, donde se junta a Arte com o Povo. Sim, pois os monumentos são autenticas obras de arte para queimar. Ademais está a Música, cada Falla leva a sua Banda de música e são mais de setecentas. Valência também é terra de músicos, em quase todas as povoações existem bandas de música, e em algumas mais de uma, como em Liria, cidade da música.
Impactam, vos cativará, e vos chamará à atenção uma coisa, no dia seguinte vais pela rua como se não tivesse passado nada, quando foi muito que se viveu e ademais intensamente.




Sobre tudo que não falte o bom humor, que nisso os valencianos contagiar-vos-ão...

FELIZES FALLAS

5 comentarios:

pepa dijo...

Así es, estamos de nuevo en Fallas. Petardos, sobresaltos, multitud, empujones... olor a pólvora...
Felices Fallas.

Juani lopes dijo...

Realmente, una de las mejores fiestas que hay en España

Duarte dijo...

... y en el mundo. Recuerdo un comentario que pude leer hace años en una revista en Portugal, en la cual decían que estas fiestas, Las Fallas, eran, con los carnavales de Brasil, las fiestas más importantes del Mundo; por la cantidad de visitas que recibían venidas de todos los rincones del Mundo, aparte de la calidad de la fiesta, que es lo que realmente atrae al turista.

Dione dijo...

Joaquim: não consegui a música "Penelope" de Juan Manoel Serrat que me comentaste. E sou curiosa. Muito!
Vais precisar me ajudar. Os "downloads" que tentei vieram incompletos e a música não tocou.Podes me enviar em formato MP3 para meu e-mail dionepoisl@gmail.com ?
Em tempo: venho sempre olhar as novidades que colocas. Adorei as máscaras e bonecos dessa festa.

Duarte dijo...

Dione, não sei se vou conseguir enviar-te a canção em MP3, pois trabalho com um Mac e desconheço essa possibilidade, mas pelo menos vou tentar mandar-te a letra.
Aguardo os teus comentários.