sábado, 9 de febrero de 2013

BUÇACO



Extenso y majestuoso bosque, la Sierra de Buçaco es un verdadero jardín botánico donde se podrán encontrar cerca de 700 especies autóctonas y exóticas, protegidas por un Decreto papal del SIG. XVII, que amenazaba de excomunión a quien les causase daños. Es Monumento Nacional desde 1943.



En el SIG. XVI el Vicario General de los Carmelitas Descalzos designó éste lugar para constituir un lugar donde los frailes se pudiesen dedicar a la vida contemplativa en contacto con la Naturaleza. Fue mandado erigir un modesto convento, varias ermitas y capillas penitenciales esparcidas por el Bosque, que en conjunto, con los numerosos lagos y cruces de piedra dan a este lugar un ambiente mágico. La belleza deslumbrante de la Sierra, en la que se destacan lugares como el Valle de los Helechos y la Fuente Fría, podrá ser admirada desde el Mirador de la Cruz Alta.




 Del convento original, hoy solamente se pueden visitar los claustros, la capilla y algunas celdas, ya que, parte de su área dio lugar, en el SIG. XIX, a un palacio en estilo neomanuelino, hoy convertido en un Hotel de lujo.



En el SIG XIX, la Sierra de Buçaco fue escenario de la victoria de los Portugueses sobre las tropas invasoras de Napoleón, hecho que es recordado en un obelisco y en el Museo Militar.


  
La familia real Portuguesa contrató el arquitecto y pintor italiano Luigi Manini para a construcción de un palacio de caza en el local del convento del bosque del Buçaco. La construcción quedó concluida a finales de 1907, un poco antes de la implantación de la República, en 1910. A partir de ese momento este bello Palacio, que parece sacado de un cuento de hadas en el bosque encantado, se ha convertido en un Hotel de lujo.





El hotel está suntuosamente amueblado y su decoración interior, de estilo neomanuelino, alberga paneles de azulejos con motivos históricos, y excelentes cuadros de importantes artistas, relacionados con la época de los descubrimientos marítimos portugueses.





Deberíamos haber quedado hospedados durante unos días para poder disfrtar de tanta belleza, pero Coimbra nos esperaba…

54 comentarios:

Everdina Kleeb- van Dongen dijo...

Como tu bien dices este palacio parece sacado de un cuento de hadas, todo el viaje parece esto sacado de un cuento de hadas, gracias a tus desvelos organizando este viaje, un beso Diny.

Graça Sampaio dijo...

Lindo o nosso Palácio do Buçaco! Mais lindo só mesmo Monserrate, em Sintra, não lhe parece?
Atenção que eu sou tendenciosa: sou uma sintrense assumida!

Mais uma ótima reportagem dos locais belos deste nosso país.

Besitos.

Lena dijo...

Buçaco esconde tesouros no meio da natureza..
Buçaco fica perto de Luso ?
Cheguei muita vez a passar o lado e nunca vi esses monumentos tão lindos e sitios maravilhosos...
Portugal tem sitios muito lindos,
e tu nos fazes ir ao encontro deles duma maneira sempre agradável....

Bom fim de semana !

Beijinhos amigo

Duarte dijo...

Diny,
tu gran sensibilidad permite tales percepciones, lo que me hace muy feliz. Ya que me he esforzado para que así fuera, en hacer que lo pasaseis muy bien en mi tierra que fuereis muy felices.
Un gran abrazo, querida amiga

Duarte dijo...

Graça,
desta vez não fomos a Sintra. Não fomos mais além de Coimbra. Como tiveste oportunidade de ir vendo andamos pelo Norte e um pouco do Centro.
Sintra, que maravilha!!! Para mim um das cidades mais belas do nosso Portugal. Gosto imenso de Sintra. Quanta beleza no Palácio Real, Palácio da Pena, palácio de Monserrate e jardins, praia das maças, o Castelo dos Mouros... por isso Lord Byron a elegeu, assim como Pessoa.
Besitos, buena amiga

Duarte dijo...

Lena,
sim, passamos pelo Luso e a pouca distancia está o Buçaco. É uma maravilha, merece uma visita, mas sem pressas. A densidade da vegetação é tal que ao meio dia dá a sensação de que anoitece... os jardins, as correntes de água, as dimensões dos arbustos, a profusão das árvores, e de que dimensões! Quando ao Palácio, uma maravilha, num neo-manuelino muito bem cuidado.
Um grande abraço, querida amiga, e bom fim de semana

Maria Rodrigues dijo...

Meu amigo o Palácio do Buçaco é realmente maravilhoso. Excelente reportagem, como sempre.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Maria Emilia Moreira dijo...

Olá amigo!
Acho que este lugar é uma das mais belas jóias de Portugal! A mata , o Palácio e tudo em volta... é um sonho! Agradeço a partilha e a divulgação destas belezas.
Um grande abraço.
M. Emília

luís rodrigues coelho Coelho dijo...

Mais um excelente trabalho.
O teu coração está ligado a estas terras a estes ares e este povo.
No teu coração canta o mar melodias acompanhadas do bater das asas das gaivotas que se dispersam pela areia branca.

Ir ao Buçaco é reviver anos de Fé e de poesia. É entrar nos anos da nossa história e saber que fomos guardiões deste saber amar o Céu e a Terra tornando-a numa coisa única.
Por mais vezes que lá vá parece-me que nunca revi tudo.

Mª Jesús Verdú Sacases dijo...

Nos dejas estas preciosas imágenes de este bosque mágico y frondoso y de esta edificación imponente donde la luz atraviesa los ventanales y le confiere mayor belleza y luminosidad. Sin duda, una edificación tan perfecta que parece sagrada y angelical y que nos invita a admirar la belleza de cada uno de sus rincones.

Como siempre, Duarte, nos presentas la belleza al abasto de todos, simplemente, visitando tu maravilloso blog

Duarte dijo...

María,
essa foi a razão pelo qual alteramos a viagem. Estava previsto ir à Figueira da Foz, pois ali tinha estado como músico o marido de Diny, una companheira de viagem. Depois do almoço falei-lhes das maravilhas do Buçaco e das praias da Figueira e todo o grupo aceitou a alteração: ficaram maravilhados, o que fez que chegássemos algo tarde a Coimbra.
Um bom Domingo com um forte abraço

Duarte dijo...

Maria Emilia,
foi a opinião unanime de todo o grupo. Desde que entramos na mata e até que chegamos ao recinto de estacionamento, mesmo ao lado do Palácio, as expressões de todo o grupo foram de satisfação, estávamos ante algo fora do comum, ante uma das maravilhas da nossa terra.
Um abraço bem grande, querida amiga

Justine dijo...

Mais uma poderosa reportagem, mais uma lição sobre o nosso património cultural e natural, mais uma amostra das tuas várias facetas artísticas! Muito bom, sr. embaixador de Portugal em Valencia:)))))
Um abraço, amigo meu

rendadebilros dijo...

Preciosas fotos, porque são um regalo para a vista e são uma boa reportagem sobre esse belo lugar. ( A Torre de Menagem vulgo Castelo encontra-se mesmo no ponto mais alto da cidade. A partir da Praça Velha, Sé Catedral é sempre a subir, agora há uns sinais informativos. Do Castelo, há as Portas do Sol, de El-rei, e alguns troços de muralha ainda perfeitamente visíveis.) Abraço.

Duarte dijo...

Luís,
como me conheces! Sabes que sou uma alma transparente.
Só me falta dormir ali para poder sair pela mata numa exploração exaustiva, confio em que algum dia será.

Duarte dijo...

María Jesús,
durante el trayecto me he acordado muchas veces de ti, cada rincón me asociaba a tus textos maravillosos de Hadas y Duendes, así es el entorno que rodea el Palacio, hasta el edificio en si!
Se te agradó, yo feliz!

Navegar é preciso.. dijo...

Oi Duarte,

Este post me fez lembrar a visita que fiz a este lindo palácio. Bjs!

Duarte dijo...

Justine,
de tanto que o mencionas, as tuas palavras acabarão por chegar ás altas esferas, seria uma boa conclusão e que pelo menos nos mandem material para a Associação, senão tenho que comprá-lo eu... excepto o que alguma alma caritativa, como tu, que nos fizeste chegar algum oferta que muito agradeço.
Um abraço bem grande e a minha amizade, querida amiga

Duarte dijo...

Rendadebilros,
não tenho que demorar em voltar à Guarda. Quero conhecer aquilo que pouco a pouco me vais desvendando da cidade mais alta de Portugal e uma das mais belas do País... Vou vendo-a contigo...
Um grande abraço de agradecimento

Duarte dijo...

Navegar é preciso,
Tudo aquilo com o que possa contribuir para lograr essa causa efeito, eu tão feliz.
Abraços

São dijo...

Lindas, estas tuas fotos, fazendo jus a um maravilhoso parque!

Qualquer dia, coloco mais algumas das que lá tirei...

Namora muito e bem neste Dia de S. Velentim, amigo mio.

Duarte dijo...

São,
assim é, estamos ante um sitio paradisíaco. Só me falta passar lá uns dias... estou desejoso de poder fotografar todo o interior...
Para namorar não faz falta este Valentim, que até nunca me inspirou mesmo nada...
Ama dia a dia e serás imensamente feliz.
Abraços de vida

La Gata Coqueta dijo...



Llevo unos días alejada de mi residencia habitual y se me hace costoso compaginarlo todo al mismo tiempo. Pero antes de finalizar el día del amor y la amistad, quisiera darte las gracias por estar siempre acompañándome con la ternura de las palabras, que me hacen sentir muy afortunada por encontrarnos paseando por las colinas de este espacio virtual.

Miles de besos
Y miles de razones
Para sentirse muy feliz
Abrazando la magia de San Valentín.

Y mil disculpas por mi parte,
Si hoy no ha sido un día significativo para ti...

Atte.
María Del Carmen




Rodolfo N dijo...

Amigo
La magia, la belleza, la narrativa y la fotografia es archiconocida en vos por su excelencia.
Disfrutemos pues este viaje cintigo,

Un abrazo

María dijo...

Amigo, Duarte:

Hoy compartes unas bellísimas imágenes de un palacio que parece mágico y de cuento de hadas, me ha impresionado su belleza así como ese bosque en la sierra que parece un jardín mágico, me ha encantado.

Un beso.

Duarte dijo...

María del Carmen,
gracias, querida amiga, por tus afectos.
En mi opinión personal el día del amor es el de todos los días.
Que tengas un buen día y que seas muy feliz.
Un gran abrazo

tecas dijo...

Olá meu bom amigo Duarte!
Quebraste-me o coração com estas maravilhosas imagens do Buçaco. Senti saudades de o visitar. E mais uma vez um aplauso e um muito obrigada por me dares a oportunidade de reviver um dos locais mais belos que tenho na memória. Além de que divulgas o teu País ( melhor dizendo), o que de melhor temos na História de Arte do país. Haja ao menos isso para que não entremos em depressão com a enorme crise que nos abala.
Sublime, simplesmente sublime este teu trabalho.
Beijinho amigo num abraço poético.

Duarte dijo...

Rodolfo,
fui feliz en este deambular contigo.
Abrazos

Duarte dijo...

María,
así son los encantos de mi tierra...
Un gran abrazo

poetaeusou . . . dijo...

*
Duarte
,
eu,
na qualidade de Zé Ninguém.
concedo-te o Prémio da Plebe,
na Categoria:
Divulgação do Património Português
,
ai, como despertam, as nossas raízes,
quando vivemos fora do nosso País !
,
O meu país sabe as amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.
,
Sophia Breyner,
,
aquele abraço,
fica,
*

Duarte dijo...

Tecas,
estamos na mesma onda, querida amiga. É aquilo que sinto, fruto duma estadia excessivamente prolongada de tudo aquilo que faz parte da minha vida.
Aquilo que dizes é certo, como certo é que não me proporcionem meios para que possa seguir com a minha divulgação da nossa terra: que, por certo, é bem recolhida por todos os que se aproximam aos meus dizeres.
As últimas palavras foram, nem temos dinheiro para selos... patético! Assim vamos...
Que esse abraço poético e sentido cada dia se faça mais solido.

Maria Rodrigues dijo...

Amigo Duarte passei para desejar um bom restinho de domingo e uma excelente semana.
Beijinhos
Maria

Claudinha ੴ dijo...

Lindas, lindas...
Fiquei encantada com as 'rendas' dos pórticos. É uma arquitetura rica em detalhes e me encanta muito isso tudo. Você tem a oportunidade de ver estes cenários que eu daqui só posso imaginar. Tenho lido livros que se encaixam nestas terras de castelos e lutas antigas... Um dia , ainda vou conhecer a Europa...
Beijos!

Duarte dijo...

Amigo Zé,
assim é, a presença na ausência, a definição que tive que criar para expressar a saudade com palavras.
Bom o texto que me proporcionas, obrigado.
Aquele abraço

Sara dijo...

Que lugar Joaquín...si parece un verdadero lugar de ensueño...madre mia todo lo que a mi me queda por ver...gracias por presentarme estas joyas. Una maravilla auténtica.
Mi abrazotedecisivo y pasa muy buena semana

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
desejo o mesmo para ti, querida amiga, sei que vai ser assim.
Que tenhas um bom dia.
Um grande abraço

Duarte dijo...

Claudinha,
aparece que vais ficar fascinada. Já sabes, as coisas devem ser admiradas de perto.
É um neo-manuelino. Em Lisboa poderás ver o autentico, também noutros sítios, mas menos.
Cá te espero.
Aquele abraço

Canduxa dijo...

Meu amigo,

Linda esta viagem pelo Buçaco.
Foi o recordar de uma visita que já fiz...já lá vão alguns anos.
Talvez seja altura de lá voltar...temos aqui neste nosso pequenino Portugal muita beleza para admirar.
Obrigda pela partilha de mais uma fantástica reportagem.

Aquele abraço

Duarte dijo...

Sara,
madre mía... es lo que vas a proferir cuando te encuentres, personalmente, ante todas estas bellezas de mi tierra. Quiero escucharlo!
Abrazos de amistad

Duarte dijo...

Canduxa,
volto sempre que posso, mas ainda não passei nenhuma noite, mas não creio que demore muito. Existem uns quantos sítios que estão em lista de espera, Pousada do Porto, Hotel Intercontinental do Porto, Pousada da Ria, Parador de los Reyes Católicos, e o Hotel do Buçaco, que te parece?
Já tenho saudades tuas...
Aquele abraço

AFRICA EM POESIA dijo...

já dormi aqui.
sítio lindo e cheio de magia,acredita.

tenho andado como o tempo não me apetece fazer nada e...pronto.Hoje vim tentar colocar a escrita em ordem não consegui . amanhã à noite acabo mas agora para ti o meu beijinho e a saudade
perto da Pascoa vou arranjar uns 2 dias para ir até aí...

beijinhossssss


AFRICA EM POESIA dijo...

Duarte mais 2 letras...


Lágrima

Lágrima marota
Cai no meu rosto
E vai rolando...
De mansinho...
Por toda a cara...
Vai saboreando...
E vai deixando
Um pouco de água
Um pouco de sal...

Sal de amargura...
Mas que é necessário...
E, assim vou ficando
Com o rosto mais doce...
Com o rosto molhado
E vou sentindo...
Lágrima marota.
O teu rolar...
E vou gostando...
Que te sirvas de mim
Para te acostares...
E quando quiseres
Podes voltar!...

LILI LARANJO


Depois de limpar a minha lagrima coloco um sorriso e deixo-te um beijo com muito carinho...

manuela barroso dijo...

tudo o que é visto pelos teus olhos tem novos encantos!
Porque não és uma espécie de embaixador do que há de mais bonito aqui? Mas eu digo que teu país tem diamantes!
Um hotel lindo donde guardo lindas recordações.
Abrazo fuerte, Duarte!
Gracis por t/ belas palabras

Duarte dijo...

Lili,
não vou acreditar até ver-te por aqui. Que emoção!
Calma, sem pressas, mas sem pausas, uma coisa detrás da outra... VIVE!.
Abraços de vida, amiga da alma

elvira carvalho dijo...

Aqui está um local onde me lembro de ter estado com meus avós por volta dos 7 ou 8 anos e onde ainda não fui depois de adulta.
Um abraço e uma boa semana

Maria Rodrigues dijo...

Meu amigo passei para desejar uma excelente semana.
Beijinhos
Maria

Duarte dijo...

Lili,
já por lá andei e creio que está tudo em ordem... já me dirás! Sequei essas lágrimas... isso espero!
Um abraço bem grande

Duarte dijo...

Manuela,
tus palabras también son bellas...
Satisfaz-me saber que conheces bem o sitio. É um pedaço da nossa terra que me atrai muito. Bom, tudo aquilo que é nosso, que lindo é!!!
Abrazos de vida

Rodolfo N dijo...

Maravillosa naturaleza, maravillosa arquitectura, maravillosa fantasía de castillos y semblanzas del medioevo.Querido amigo, que disfrutes de todo este espectacular recorrido y gracias por compartirlos.
Un abrazo!!!!

Duarte dijo...

Elvira,
vale a pena que voltes, mudou, e muito, está uma cidade muito bonita... já não cheira mal!
Abraços

Duarte dijo...

Maria Rodrigues,
Também para ti uma boa semana, e os meius abraços...

Duarte dijo...

Rodolfo,
posee el encanto de las ciudades pequeñas, y sus moliceros le dan un aspecto romántico: te encantaría!
Abrazos

Maria Alice Cerqueira dijo...

Ola vim lhe desejar uma linda semana, e matar as saudades da minha terra natal, através deste lindo post
abraço fraterno!
Maria Alice

Duarte dijo...

Maria Alice,
linda terra a tua!
Fui feliz ali e voltarei...
Abraços de vida